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dc.contributor.advisorRaposo, Mírian Barbosa Tavares-
dc.contributor.authorSaboia, Savoy Saboia e-
dc.identifier.citationSABOIA, Savoy Saboia e. O ensino de filosofia e a Lei 10.639/03: uma análise do livro didático. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractPensar educação dentro do contexto cultural e histórico daquelas pessoas que acolhem esses ensinamentos, é pensar também como podemos utilizar das experiências e vivências pessoais das/dos estudantes para tornar o ensinamento mais significativo e condizente com a realidade das/dos que o apreendem. Por vezes, podemos nos deparar com conteúdos desconexos ou que não possuem uma relação direta com a nossa realidade, ficando à cargo da/do docente, a realização de uma ponte entre o que deve ser apreendido e como ele pode ser construído a partir da nossa realidade. É com essa ideia que propomos uma análise dos livros didáticos utilizados na Educação Básica, uma vez que esse material pode ser o único apoio pedagógico escrito que a/o docente poderá utilizar. Saber como esse material aborda questões que consideramos de extrema importância, é conseguir mapear as contribuições positivas que cada material pode oferecer, e também apontar possíveis melhorias, para que consigamos utilizar uma abordagem mais diversificada e que consiga abarcar uma maior pluralidade de experiências e saberes científicos. Levando isso em consideração, propomos uma análise de um livro didático de filosofia utilizado no Ensino Médio e como esse material aborda a aplicabilidade da Lei 10.639/03, onde fica estabelecido o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica em todo o Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de filosofia e a Lei 10.639/03 : uma análise do livro didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-16T11:50:30Z-
dc.date.available2016-09-16T11:50:30Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14618-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectFilosofia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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