Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Raposo, Mírian Barbosa Tavares | - |
dc.contributor.author | Saboia, Savoy Saboia e | - |
dc.identifier.citation | SABOIA, Savoy Saboia e. O ensino de filosofia e a Lei 10.639/03: uma análise do livro didático. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pensar educação dentro do contexto cultural e histórico daquelas pessoas que acolhem esses ensinamentos, é pensar também como podemos utilizar das experiências e vivências pessoais das/dos estudantes para tornar o ensinamento mais significativo e condizente com a realidade das/dos que o apreendem. Por vezes, podemos nos deparar com conteúdos desconexos ou que não possuem uma relação direta com a nossa realidade, ficando à cargo da/do docente, a realização de uma ponte entre o que deve ser apreendido e como ele pode ser construído a partir da nossa realidade. É com essa ideia que propomos uma análise dos livros didáticos utilizados na Educação Básica, uma vez que esse material pode ser o único apoio pedagógico escrito que a/o docente poderá utilizar. Saber como esse material aborda questões que consideramos de extrema importância, é conseguir mapear as contribuições positivas que cada material pode oferecer, e também apontar possíveis melhorias, para que consigamos utilizar uma abordagem mais diversificada e que consiga abarcar uma maior pluralidade de experiências e saberes científicos. Levando isso em consideração, propomos uma análise de um livro didático de filosofia utilizado no Ensino Médio e como esse material aborda a aplicabilidade da Lei 10.639/03, onde fica estabelecido o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica em todo o Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino de filosofia e a Lei 10.639/03 : uma análise do livro didático | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-16T11:50:30Z | - |
dc.date.available | 2016-09-16T11:50:30Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14618 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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