Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14610
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RafaelMoraesReis.pdf680,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Integração de políticas públicas e participação social no Programa Territórios da Cidadania
Autor(es): Reis, Rafael Moraes
Orientador(es): Câmara, Leonor Moreira
Assunto: Políticas públicas
Desenvolvimento territorial sustentável
Programa Territórios da Cidadania (PTC)
Participação social
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: REIS, Rafael Moraes. Integração de políticas públicas e participação social no Programa Territórios da Cidadania. 2015. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo estudar o Programa Territórios da Cidadania (PTC) e tentar entender como se dá o processo de integração de políticas públicas, buscando a compreensão num espaço geográfico e temporal dos mecanismos de participação social da política e os seus desdobramentos no desenvolvimento territorial sustentável do Território do Sertão do São Francisco a partir dos documentos oficiais e bibliográficos que discutiram e analisaram o PTC ao longo desses sete anos de implementação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, no qual foram utilizados dados de fonte primária e secundárias. Os dados primários passaram por análise de conteúdo. Com a discussão desenvolvida foi possível concluir que a grande dificuldade encontrada é tornar os mecanismos de participação social visíveis e legítimos. Diante dos projetos e ações que perpassam as esferas locais e regionais, esses espaços não raros acabaram excluindo de sua dinâmica os segmentos menos articulados e mais carentes, reproduzindo a mesma estrutura preexistente de poder local e privilegiando alguns segmentos em detrimento de outros, desfigurando a principal inovação do programa e o elemento integrador da política.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons