Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JanainadaCunhaPresotto_tcc.pdf600,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Se devo respeitá-lo, você também deve me respeitar” : desenvolvimento do respeito mútuo em sala de aula
Autor(es): Presotto, Janaína da Cunha
Orientador(es): Rossato, Maristela
Assunto: Ambiente escolar
Estudantes - vivência escolar
Estudantes - indisciplina
Direitos humanos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: PRESOTTO, Janaína da Cunha. “Se devo respeitá-lo, você também deve me respeitar”: desenvolvimento do respeito mútuo em sala de aula. 2015. 64 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os Direitos Humanos foram constituídos por meio de lutas e desafios vivenciados pela sociedade perpassando trajetórias culturais e históricas, tendo como objetivo o reconhecimento de diretos essenciais a todo ser humano. Com a necessidade da educação em direitos humanos em espaços formais de educação, surgem normativas para inserção dessa temática nas escolas. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver com alunos e professora ações de participação coletiva no processo de construção do respeito mútuo em sala de aula, proporcionando, assim, um convívio saudável entre os pares. Os participantes envolvidos na pesquisa foram os alunos do 5º ano do ensino fundamental I, de ambos os sexos, com idade entre 10 à 11 anos e a professora da turma. As ações de interventivas foram divididas na seguinte sequência: 1) Pré-intervenção – fase de observação, 2) Intervenção com três encontros: o primeiro para a definição do respeito, o segundo sobre o que é o respeito para os outros e o terceiro sobre as regras de convivência, 3) Pós-intervenção – fase de observação. Durante a intervenção foram utilizados estratégias como: divisão de grupos, representantes dos grupos (porta-voz, escritor e colaboradores), entrevistas, dinâmicas, contação de histórias e votação de regras. Essas estratégias foram utilizadas para favorecer a participação e autonomia dos participantes. Concluindo a pesquisa, foi possível observar que a indisciplina entre os alunos, relacionada a própria cultura organizacional da escola, dificultou que os mesmos se engajassem nas atividades propostas. A professora também não demonstrou engajamento e comprometimento, não conseguindo cumprir com os combinados feitos no final da intervenção. É importante apontar que, o envolvimento da escola, pais e comunidade poderiam potencializar as atividades desenvolvidas e também apresentar aos alunos modelos compatíveis com o respeito mutuo, já que são as relações interpessoais em que esse comportamento se desenvolve.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons