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dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorMartins, Helena Cristina Aragão de Sá-
dc.identifier.citationMARTINS, Helena Cristina Aragão de Sá. Educação, cidadania e relações de gênero: desafios e potencialidades do ensino de ciências naturais. 2014. 159 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida busca reconhecer as possíveis contribuições que o ensino de Ciências pode fornecer para a educação das relações de gênero, respaldado pela educação científica. Assim, apresenta-se uma proposta de intervenção na condição de um projeto escolar, relacionada a uma abordagem crítica e democrática das relações de gênero no Ensino de Ciências. Dadas às possibilidades de trajetória, optou-se pela pesquisa-ação, sendo empregada em duas fases: (i) na primeira fase, as ações interventivas foram direcionadas aos professores da área de Ciências da Natureza do Colégio Riacho Fundo II; (ii) na segunda fase as ações foram voltadas para os(as) alunos(as) do turno noturno da unidade escolar. As ações interventivas direcionadas aos professores foram realizadas em 04 reuniões no espaço da coordenação pedagógica e tiveram como objetivo conhecer às concepções e crenças dos professores sobre as questões de gênero, bem como elaborar ações interventivas direcionadas aos(as) alunos(as). Já as ações interventivas direcionadas aos(as) alunos(as), se constituíram numa busca didática e viável, para romper com as desigualdades presentes no cotidiano, de modo a auxiliar os(as) alunos(as) – sujeitos principais da educação – em suas construções, sobretudo nas de gênero. Nesta perspectiva e em meio às discussões sobre direitos humanos e educação, o projeto de pesquisa desenvolvido articulou a educação das relações de gênero e o ensino de Ciências, tirando dessa articulação considerações, temáticas e questões relativas a forma pelas quais o ensino de Ciências pode promover a educação das relações de gênero, entendida enquanto direito humano fundamental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação, cidadania e relações de gênero : desafios e potencialidades do ensino de ciências naturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-15T17:44:55Z-
dc.date.available2016-09-15T17:44:55Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14593-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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