Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Longo, Clerismar Aparecido | - |
dc.contributor.author | Freitas, Fernanda Chaves de | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Fernanda Chaves de. Formação de professores: sala de aula, rico espaço de aprendizagens e diversidade cultural. 2015. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo intitulado “Formação de professores: sala de aula, rico espaço de aprendizagens e diversidade cultural” teve como objetivo compreender como a experiência em sala de aula e a vivência com a diversidade cultural contribuem para a formação profissional. Por meio de análise de questionário, busquei: identificar como a convivência com a diversidade da sala de aula auxilia no desenvolvimento profissional das professoras; identificar como as professoras buscam o aperfeiçoamento profissional; e de que forma a diversidade cultural e situações desafiadoras encontradas em sala de aula instigam na busca por conhecimento. Embasada em autores como Freire, Mizukami, Pimenta, Marques e de outros autores, analisei como acontece o processo de formação inicial, formação continuada e a prática reflexiva de professores/as. Participaram deste estudo treze professoras de séries inicias de uma escola pública localizada no Riacho Fundo II e, para análise dos questionários, optei pela metodologia de pesquisa qualitativa. A análise dessas observações e registros nos traz a conclusão de que a sala de aula possui um mundo rico de possibilidades de aprendizagens e de diversidade cultural que podem acrescentar à formação profissional dos docentes. Além disso, trouxe a percepção da necessidade de haver espaço para os/as alunos/as expressarem suas ideias, para que aconteça aprendizagem mútua, ou seja, alunos/ase professores/as aprendendo com o trabalho pedagógico desenvolvido e com as relações estabelecidas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação de professores : sala de aula, rico espaço de aprendizagens e diversidade cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-15T14:39:29Z | - |
dc.date.available | 2016-09-15T14:39:29Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14589 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject | Diversidade na escola | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study entitled “Teacher’s Training: classroom, a great place to learn and cultural diversity” aimed to understand how the experience of a classroom and to live with cultural diversity helps the professional training. By a questionnaire analysis, I searched: to identify how having diversity in the classroom helps the teachers professional development, to identify how teachers seek for a professional improvement, and which ways the cultural diversity and challenging situations in the classroom contribute in search to acknowledge.Based on authors, such as, Freire, Mizukami, Pimenta, Marques and others, I analyzed how the beginners, continued and teachers practice.In this study, thirteen teachers from a public school in Riacho Fundo II C, from beginners classes, participated, and to questionnaire analysis it was chosen qualitative search methodology. These datas and observations made, concluded that inside a classroom there is a world full of possibilities and cultural diversity, and these elements can add a lot to the teaching shaping process. Besides that, it showed that the students need to have room to express themselves in order to a mutual learning experience happens, in other words, students and teacher learning with an educational work and an established relationship. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|