Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14587
Título: | A biblioteca escolar re-significada à luz de Paulo Freire e dos direitos humanos |
Autor(es): | Maia, Marcos Felipe Gonçalves |
Orientador(es): | Santos, Larissa Medeiros Marinho dos |
Assunto: | Educação Leitura Bibliotecas escolares |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 15-Set-2016 |
Referência: | MAIA, Marcos Felipe Gonçalves. A biblioteca escolar re-significada à luz de Paulo Freire e dos direitos humanos. 2015. 22 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa intervenção tratou da ressignificação da biblioteca escolar a partir do
conceito de biblioteca popular de Paulo Freire. A intervenção foi realizada na Escola
Família Agrícola de Porto Nacional, Tocantins no ano de 2015. Foi problematizada a
função da biblioteca escolar de guardar a memória de quem, por quê e para quem. A
partir de Paulo Freire e dos Direitos Humanos foi apresentada à Escola Família
Agrícola a importância de se registrar os conhecimentos e vivências da comunidade
local com a finalidade de transformação das pessoas e do mundo para a criação de
uma sociedade pautada na justiça e na diversidade; reconhecendo as diversas
formas de saber e de conhecer para além daquela forma tradicional de
armazenamento de conhecimento da biblioteca tradicional, que é impositiva e
violenta. Foi problematizada a importância da biblioteca desenvolver a
leitura/escritura de mundo para além da palavra escrita. A biblioteca escolar é
destacada enquanto espaço para o exercício do ler o mundo por meio de diversas
fontes de informação. Na intervenção realizada na biblioteca da escola supracitada
foi encontrado um livro escrito pelos próprios estudantes com suas vivências e
experiências de mundo, denominado por eles mesmos de “livro artesanal”. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento , 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons