Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14585
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoseliValimdeFigueredoMartinsGomes_tcc.pdf410,82 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarbosa, Fabiany Glaura Alencar e-
dc.contributor.authorGomes, Joseli Valim de Figuerêdo Martins-
dc.identifier.citationGOMES, Joseli Valim de Figuerêdo Martins. A inclusão do estudante especial em classes regulares. 2015. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho a seguir procurou expressar de forma clara e objetiva o processo de inclusão dos alunos especiais em classes regulares sob um ponto de vista mais abrangente e que oportunizasse a expressão das mais diversas opiniões, principalmente dos autores diretamente envolvidos nesse processo. As políticas públicas que defendem a inclusão total, nem sempre estão baseadas nos sentimentos dos principais envolvidos. Dessa forma, o trabalho procurou gerar momentos de reflexão sobre as necessidades ou não da inclusão dos alunos especiais às classes regulares. Estas reflexões teriam como principal objetivo, expor as verdadeiras angústias, os temores e as expectativas de pais, alunos e professores do Centro de Ensino Especial 01 de Taguatinga com relação a uma obrigatoriedade de inclusão. Assim, a idéia principal estaria em analisar os beneficios e os prejuízos possíveis no caso de uma inclusão obrigatória principalmente dos alunos maiores de 15 anos de idade matriculados no Programa de Oficinas Pedagógicas do CEE 01 de Taguatinga ao ensino regular. Para tanto, lançou-se mão de recursos como entrevistas e reuniões que pudessem expressar esses sentimentos, contando com resultados bastante positivos e a oportunidade de esclarecimentos muito úteis para todos os envolvidos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA inclusão do estudante especial em classes regularespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-15T13:41:04Z-
dc.date.available2016-09-15T13:41:04Z-
dc.date.submitted2015-11-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14585-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons