Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14578
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DomingasAparecidaGloriaReisDasSilva_tcc.pdf588,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção da criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH em sala de aula regular
Autor(es): Silva, Domingas Aparecida Glória Reis da
Orientador(es): Barroso, Eloísa Pereira
Assunto: Educação de crianças
Ambiente de sala de aula
Distúrbios da aprendizagem
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Educação especial
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: SILVA, Domingas Aparecida Glória Reis da. A inserção da criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH em sala de aula regular. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa versa sobre Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperativa – TDAH em sala de aula regular. A pesquisa foi realizada com uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Classe Sítio das Araucárias (área rural / GDF – SEEDF – CRE – Sobradinho, DF). O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade dificultando o aprendizado da criança. Diante do exposto, foi realizada a coleta dos dados por meio de três instrumentos com o intuito de reunir informações para averiguar como o professor consegue ministrar aulas para as crianças com TDAH e para o restante da turma com qualidade, verificando as lacunas e os gargalos que dificultam a capacidade do ensino-aprendizagem do aluno com TDAH.
Abstract: This research deals with children with Attention Deficit Disorder with Overactive – ADHD in regular classroom. The survey was conducted with a teacher of the 3rd year of Elementary School Education class Where the Araucaria (rural / GDF – SEEDF – CRE – Sobradinho, DF). The Attention Deficit Disorder with Hyperactivity – ADHD is a neurobiological disorder of genetic causes that appears in childhood and in most cases accompanies the individual throughout his life. It is characterized by symptoms of inattention, restlessness and impulsivity hindering the child's learning. Given the above, it was conducted to collect data using three instruments in order to gather information to find out how the teacher can teach classes for children with ADHD and the rest of the class with quality checking gaps and bottlenecks hamper the ability of the teaching and learning of students with ADHD.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons