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Título: O trabalho pedagógico de educadores da educação infantil na inclusão de alunos com deficiência intelectual
Autor(es): Guimarães, Marcia Cardoso
Orientador(es): Siqueira, Isabelle Borges
Assunto: Inclusão escolar
Educação de crianças
Deficientes mentais
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: GUIMARÃES, Marcia Cardoso. O trabalho pedagógico de educadores da educação infantil na inclusão de alunos com deficiência intelectual. 2015. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A relevância da Educação Infantil deu-se a partir da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que passou a considerá-la como a primeira etapa da Educação Básica. Com esse reconhecimento, a Educação da Infância ganhou uma dimensão mais ampla no sistema educacional, ou seja, a de atender as especificidades do desenvolvimento de crianças dessa faixa etária. A presente pesquisa buscou compreender como ocorre a inclusão de crianças com deficiência intelectual na educação infantil. A Educação Infantil, como as demais etapas da educação básica, também enfrenta o desafio de promover uma educação especial de qualidade, com o objetivo de proporcionar acessibilidade do educando com deficiência intelectual a uma educação de qualidade, alcançando a sua formação pessoal e social. Nesta etapa da educação, o Atendimento Educacional Especializado é tão importante e necessário quanto nas séries iniciais, visto que é o início da escolarização. Com um atendimento educacional adequado, o desenvolvimento dessas crianças poderá alcançar resultados mais efetivos e garantir um melhor desenvolvimento ao chegar às séries iniciais do Ensino Fundamental, podendo assim eliminar as barreiras e obstáculos à acessibilidade do estudante diante do processo de aprendizagem. A fundamentação teórica desta pesquisa buscou esclarecer as questões que permeiam a educação especial e a educação infantil, bem como a inclusão e a deficiência intelectual. Para a realização deste trabalho utiliza-se a metodologia da pesquisa-intervenção com os grupos de reflexão que foram compostos pelos pais e professores das crianças com deficiência intelectual, tendo como referência o Projeto Político Pedagógico da escola. Os grupos de reflexão foram realizados em ocasiões distintas, com os pais e professores, propondo um momento de análise e discussão do PPP, incluindo a maneira como os mesmos percebiam a inclusão nesta escola, e como o apoio pedagógico recebido pelos professores era proposto neste documento, refletindo-o no seu planejamento e diretamente em sala de aula. Concluiu-se com a realização desta pesquisa e com os resultados apresentados, que a inclusão de crianças com deficiência intelectual na Educação Infantil, além de ser um direito das crianças, é um recurso necessário e possível, desde que seja oferecido com qualidade, de forma adequada e com a garantia de professores capacitados para atender as necessidades educativas especiais dessas crianças ainda nesta etapa de escolarização.
Abstract: The importance of early childhood education took place from the Guidelines and Framework Act 1996, which now considers early childhood education as the first stage of basic education, with this recognition early childhood education has gained a broader dimension in the educational system, or is, meet the specifics of the development of children in this age group. This research sought to understand how the inclusion of children with intellectual disabilities in early childhood education does. The Early Childhood Education, as the remaining stages of basic education also faces the challenge of promoting a special education quality in order to provide accessibility of the student with intellectual disabilities to quality education, achieve their personal and social education. At this stage of education, the Educational Service Specialist is so important and necessary as in the early grades, since it is the beginning of schooling, and adequate educational services, the development of these children can achieve more effective results and ensure better development to reach the early grades of elementary school, thus being able to remove the barriers and obstacles to the accessibility of the student learning process. The theoretical basis of this research sought to clarify the issues that permeate the special education and early childhood education and inclusion and intellectual disabilities. For this research, it was used at first as a methodology, a bibliographic pickup from books, articles and publications on the subject, followed by the intervention research, which used focus groups with parents and teachers of children with intellectual disabilities and analysis of the school Pedagogical Policy Project, as relevant research tools. The focus groups were conducted on separate occasions, with parents and teachers, proposing a moment of analysis and discussion of the PPP, the way they perceive the inclusion in this school, and how the educational support received by teachers and proposed herein, reflected in its planning and directly in the classroom. It concludes with this research and the results shown that the inclusion of children with intellectual disabilities in kindergarten as well as being a right of children, is a necessary and possible recourse, provided it is offered with quality, properly with the assurance of trained teachers to meet the special educational needs of these children later on schooling stage.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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