Título: | O machismo no ambiente escolar : a verificação da existência de diferenças de tratamento entre alunas/professoras e alunos/professores no CED 14 de Ceilândia |
Autor(es): | Araujo, Manoela Maria de |
Orientador(es): | Maciel, Suellen Neto Pires |
Assunto: | Machismo Gênero - desigualdade Orientação sexual |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 14-Set-2016 |
Referência: | ARAUJO, Manoela Maria de. O machismo no ambiente escolar: a verificação da existência de diferenças de tratamento entre alunas/professoras e alunos/professores no CED 14 de Ceilândia. 2015. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Com base na definição do termo machismo, a pesquisa foi desenvolvida na busca da compreensão do porquê situações de discriminação e desigualdade em relação ao sexo e ao gênero de alun@s e professor@s são muitas vezes omitidas ou encaradas como situações normais, sem necessidade de intervenção. Nesse contexto, a pesquisa procurou também discutir se há diferença no tratamento com estudantes com orientação sexual diferente da heterossexualidade, além de procurar verificar também se a escola pesquisada, Centro Educacional 14 de Ceilândia – CED 14, evidencia aos discentes alguma preocupação com o respeito à diversidade dentro do ambiente escolar. Foi utilizada uma abordagem qualitativa no processo de investigação, bem como o uso de questionário com questões objetivas e subjetivas. Os resultados obtidos apontaram que o público estudantil pesquisado, nessa primeira análise, não conseguiu identificar problemas ou diferenças no tratamento entre estudantes do sexo oposto dentro da escola, mas afirmaram que esses problemas e diferenças existem no espaço não escolar. A pesquisa mostra ainda que várias justificativas para atitudes de preconceito de gênero e alguns tipos de discriminação (sexismo, homofobia) advém na forma de expressões religiosas ou de força do senso comum. |
Abstract: | Based on the definition of the term machismo, the research was developed in the pursuit of understanding of why situations of discrimination and inequality in relation to sex and students and teachers are often omitted or regarded as normal situations, without intervention. In this context, the survey also sought to discuss whether there is a difference in treatment with students with different sexual orientation of heterosexuality, and also seek to verify that the researched school, CED 14 Ceilândia, demonstrates to students some concern with respect for diversity within the environment school. A qualitative approach in the research process, as well as the use of questionnaire with objective and subjective questions was used. The results showed that the student population surveyed in this first analysis could not identify problems or differences in treatment between students of the opposite sex within the school, but said these problems and differences exist in the non-school environment. The survey also shows that several justifications for gender bias in attitudes and some types of discrimination (sexism, homophobia) comes in the form of religious expression or common sense of power. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|