Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MairaMartinsCordeiro_tcc.pdf475,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sexualidade na escola : contribuições para a busca da diversidade
Autor(es): Cordeiro, Maíra Martins
Orientador(es): Barbosa, Fabiany Glaura Alencar e
Assunto: Ambiente escolar
Educação sexual para a juventude
Sexualidade
Violência na escola
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 14-Set-2016
Referência: CORDEIRO, Maíra Martins. Sexualidade na escola: contribuições para a busca da diversidade. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa pretende avaliar a importância da discussão da sexualidade dentro do ambiente escolar no esforço de promover uma visão ampla da sexualidade e, consequentemente, o enfrentamento à discriminação homofóbica, a busca pela paridade de direitos e a construção de uma escola mais justa e igualitária. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa com método de observação e entrevista não estruturada realizada com docentes da escola. Evidencia as violências sofridas por estudantes que fogem ao padrão heteronormativo dentro do ambiente escolar e aponta a necessidade da elaboração de projetos que abordem o tema da sexualidade para a promoção dos Direitos Humanos neste contexto.
Abstract: The purpose of this research is to evaluate the importance of the discussion of sexuality within the school environment in an effort to promote a broad view of sexuality and hence confront homophobic discrimination, the quest for equal rights and a more just and egalitarian school. This study uses a qualitative approach with unstructured interviews carried out with school teachers. This research highlights the violence suffered by students who are beyond the heteronormative standard within the school environment and points out the need to develop projects that address the theme of sexuality for the promotion of human rights in this context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons