Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14569
Título: | Sentidos e significados da rede social para adolescentes em medida protetiva de abrigamento |
Autor(es): | Costa, Luiza Martins |
Orientador(es): | Sousa, Taísa Resende |
Assunto: | Adolescentes Redes sociais Abrigos para desabrigados Acolhimento institucional |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 14-Set-2016 |
Referência: | COSTA, Luiza Martins. Sentidos e significados da rede social para adolescentes em medida protetiva de abrigamento. 2015. 38 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A medida protetiva de acolhimento institucional, na modalidade abrigo institucional, é de caráter excepcional, provisório e temporário, ou seja, em casos de extrema necessidade para cessar dano à criança ou adolescente. Em uma instituição que possuem adolescentes - etapa, marcada pela transição entre a dependência infantil e a autonomia adulta – é importante compreender que os pares, a interação e socialização possuem grande importância. Este estudo busca compreender os sentidos e significados da rede social para adolescentes em medida protetiva de abrigamento pelas áreas da família, abrigo, escola, comunidade, amigos/namoro. Participaram da pesquisa três adolescentes entre 12 e 17 anos proporcionalmente de ambos os sexos e que estão na mesma instituição com distintos tempos de acolhimento e diferentes famílias de origem. Utilizou-se dois recursos instrumentais : Instrumento de mapeamento e avaliação das redes sociais, seguida de entrevista semiestruturada. A construção da análise se orientou pelas zonas de sentido da epistemologia qualitativa. Os resultados apontaram relações ora de proximidade ora conflituosa com os adultos de seus contextos e a importância de preservar a convivência familiar e comunitária. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons