Título: | Mitos sobre o ensino bilíngue : rodas de conversas com os surdos e familiares em uma escola do DF |
Autor(es): | Evangelista, Giuliana Cristina de Melo |
Orientador(es): | Santos, Larissa Medeiros Marinho dos |
Assunto: | Educação Escola bilíngue Surdos - educação Desenvolvimento humano |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 14-Set-2016 |
Referência: | EVANGELISTA, Giuliana Cristina de Melo. Mitos sobre o ensino bilíngue: rodas de conversas com os surdos e familiares em uma escola do DF. 2015. 39 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A educação de Surdos no Brasil vem passando por mudanças e avanços. Há duas
principais vertentes de ensino para estes alunos, a inclusão que defende que a
socialização é essencial para o desenvolvimento humano, pois é por meio dela que o o
surdo se apropriará dos comportamentos sociais, adquirirá valores, normas e condutas e
a aprenderá a interagir melhor com a sociedade ouvinte. A outra vertente é a do ensino
bilíngue, que defende uma escola exclusiva para alunos surdos, onde todo o ensino é
dado em sua primeira língua, a LIBRAS. Sobre o ensino bilíngue há questionamentos
sobre se uma escola deste modelo seria segregadora e prejudicaria a formação futura dos
alunos em fazer parte de uma sociedade ouvinte. Este trabalho teve por objetivo
conhecer o ensino bilíngue sob a perspectiva dos alunos e familiares, e desmistificar
conceitos equivocados sobre esta modalidade da educação de surdos. A pesquisa foi feita
na Escola Bilíngue de Taguatinga, primeira escola deste modelo no DF, onde por meio de
rodas de conversas com alunos surdos e familiares observamos que os familiares estão
satisfeitos com a escola e com os resultados de progresso notados na aprendizagem dos
surdos. Além disso observou-se o quanto o ensino bilíngue tem contribuído para avanços
na aprendizagem dos alunos surdos, tais como uma melhor compreensão da língua
portuguesa escrita o que tem ajudado na convivência destes alunos surdos com os
ouvintes, mesmo em ambientes extraclasses. E além disso, os surdos puderam
demonstrar que embora estudem em escola especial, sentem falta dos amigos ouvintes
da escola inclusiva, demonstrando que a língua é uma barreira, mas que pode ser
superada quando se aprende melhor uma segunda língua, o que é um dos principais
objetivos da Escola Bilíngue. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|