Título: | A educação das relações étnico-raciais nos projetos políticos pedagógicos dos Centros de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
Autor(es): | Pereira, Wédina Maria Barreto |
Orientador(es): | Maciel, Suellen Neto Pires |
Assunto: | Cultura afro-brasileira Ensino fundamental Relações étnico-raciais História e cultura afrobrasileira e africana |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 14-Set-2016 |
Referência: | PEREIRA, Wédina Maria Barreto. A educação das relações étnico-raciais nos projetos políticos pedagógicos dos Centros de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas é definida pela Lei nº 10.639/03 (LDB). Contudo, para o efetivo cumprimento da referida lei é necessário observar o que dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Nesse sentido, a primeira parte desse trabalho busca apresentar as principais leis e orientações que norteiam a implementação de uma educação antirracista. Após isso, propõe uma reflexão a respeito da implementação da educação para a diversidade étnico-racial na rede pública de ensino do Distrito Federal, ao mesmo tempo em que reconhece o Projeto Político-Pedagógico - PPP, como o documento de identidade da escola, conforme define SILVA (2001). Por fim, analisa a organização das práticas pedagógicas das escolas, a partir da observação dos PPP disponíveis no site da SEEDF, correlacionando-as as ações que foram desenvolvidas pela área central da rede pública de ensino, no que tange a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Em suma, este trabalho busca promover uma avaliação reflexiva, que pode nortear a elaboração de políticas públicas para uma educação referenciada no sujeito social. |
Abstract: | The mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in public and private middle and high schools is defined by Law 10.639 / 03 (LDB). However, for the effective implementation of that law, the National Curriculum Guidelines for the Education of Race and Ethnic Relations must be observed. In this sense, the first part of this study aims to present the main laws and guidelines that guide the implementation of an anti-racist education. After this, it proposes a reflection on the implementation of ethnic and race diversity education in public schools of the Brasilia Federal District, while recognizing the political-pedagogical project - PPP, as the school's identity document, as defines Silva (2001). Finally, it analyzes the organization of pedagogical practices of schools, from the observation of PPP available on the SEEDF site, correlating them to the actions that were developed by the central area of that public school system, with respect to Education of Race and Ethnic Relations. In short, this work seeks to promote a reflective evaluation that can guide the development of public policies for education referenced in the social subject. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|