Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Larissa Medeiros Marinho dos | - |
dc.contributor.author | Ribeiro Filho, Nativo Amâncio | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO FILHO, Nativo Amâncio. Direito às diferenças e ao reconhecimento das identidades: problematizando as violências no ambiente escolar. 2015. [94] f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os conflitos inerentes à diversidade sócio-cultural do ambiente escolar é questão
que tem sido objeto de estudos e debates. Um dos aspectos que tem merecido maior
atenção diz respeito à violência em suas diversas dimensões, quais sejam, dura,
micro e simbólica e como elas se interconectam com as questões de gênero e
sexualidade, misoginia, homofobia, preconceito racial e social. Se por um lado a
violência dura é amplamente debatida e todos reunem esforços no seu combate, nas
dimensões micro e simbólica ela tem sido invisibilizada e o debate para superá-las
ainda estar por acontecer. Este trabalho analisa esse viés, isto é, tem por escopo dar
visibilidade à violência simbólica recorrente no ambiente escolar, viabilizando sua
problematização, debate e superação. Para tanto foram realizadas oficinas com os
alunos visando problematizar a questão das violências que se manifestam no “chão”
da escola, buscou-se, pois, enfrentar questões relacionadas aos gêneros e às
sexualidades, tais como homofobia, lesbofobia, transfobia, misoginia, visando
combater o racismo, desconstruir estereótipos arraigados na nossa cultura, que
eventualmente se manifeste no ambiente escolar. A suposição inicial era a de que
os alunos teriam grande preocupação com as violências duras, mas pouca ou
nenhuma preocupação nem percepção das violências simbólicas. As oficinas
refutaram a suposição inicial, pois restou demonstrado que eles têm efetiva e crítica
percepção das violências em todas suas dimensões e foram capazes de perceber
suas conexões com a homofobia, misoginia, preconceitos, etc. Forçoso, pois,
concluir que se as violências simbólicas ainda permanecem invisibilizadas no
ambiente escolar, é sob o patrocínio dos poderes organizados que o organiza e o
mantém conforme suas ideologias. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Direito às diferenças e ao reconhecimento das identidades : problematizando as violências no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T14:46:43Z | - |
dc.date.available | 2016-09-13T14:46:43Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14557 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Homofobia | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
dc.subject | Diversidade na escola | pt_BR |
dc.subject | Discriminação na educação | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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