Título: | A (des)construção de estereótipos raciais no contexto da Lei 10.639 |
Autor(es): | Miranda, Maria Ester Pereira |
Orientador(es): | Gerber, Diana Mara |
Assunto: | Estereótipos raciais Discriminação na educação Cultura afro-brasileira |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 13-Set-2016 |
Referência: | MIRANDA, Maria Ester Pereira. A (des)construção de estereótipos raciais no contexto da Lei 10.639. 2015. 42 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este projeto de intervenção local, realizado em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, investigou a inserção de conteúdos étnico-raciais no contexto da Lei 10.639/2003 e a sua contribuição para a desconstrução de estereótipos raciais no ambiente escolar, envolvendo a realização de atividades com os alunos e alunas, buscando a reflexão e valorização da diversidade racial. A metodologia utilizada aliou uma abordagem com procedimentos de intervenção que procurou favorecer condições para apresentar os conteúdos de forma que cada etapa se complementava. Desta forma, foi utilizada a contação de histórias, questionário, dinâmica do espelho e desenho, todas atividades embasadas no foco da cultura negra em sala de aula. Os resultados obtidos com a intervenção permitiram perceber a existência de lacunas quanto ao conhecimento que os alunos e alunas possuem sobre a História da África e Cultura Afro-Brasileira, conhecimento esse muitas vezes ligado a poucos aspectos da cultura e sobre o sofrimento de negros e negras durante a escravidão. Outro aspecto observado, por meio das atividades de intervenção, foi a existência de práticas preconceituosas em sala de aula, muitas vezes apresentadas em forma de apelidos que revelam os estereótipos a qual a população negra é constantemente vinculada. A atividade do desenho permitiu captar nas crianças negras a afirmação ou negação de suas identidades raciais, bem como avaliou a capacidade das crianças não negras em expressar a aceitação ou não da identidade racial do outro. |
Abstract: | This local intervention project carried out in a class of 5th grade of elementary school, investigated the inclusion of ethnic and racial content in the context of Law 10,639/2003 and its contribution to the deconstruction of racial stereotypes in the school environment, involving the realization of activities with pupils and students, seeking the reflection and appreciation of racial diversity. The methodology choosed has combined an approach to intervention procedures that promoted conditions to display the contents, so that each stage was completed. Therefore, we used the storytelling, questionnaire, mirror dynamics, and drawings; all activities based on black culture in the classroom. The results obtained with the intervention allowed realize the gaps in the knowledge that pupils and students have of the African History and Afro-Brazilian culture. That knowledge is often turned on a few aspects of culture and about the suffering of black men and women during slavery. Another aspect observed, through the intervention activities, was the existence of prejudice practices in the classroom, often presented in the form of nicknames that reveal the stereotypes to which the black population is constantly linked. The activity of design allowed to figure out in black children the affirmation or denial of their racial identities, and evaluate the ability of non-black children to express acceptance or not of racial identity of the other. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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