Título: | A inclusão de estudantes com deficiência na recreação escolar |
Autor(es): | Aguiar, Regina Jodely Rodrigues Campos |
Orientador(es): | Barbosa, Fabiany Glaura Alencar e |
Assunto: | Atividades lúdicas Inclusão escolar Crianças deficientes - educação Recreação |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 13-Set-2016 |
Referência: | AGUIAR, Regina Jodely Rodrigues Campos. A inclusão de estudantes com deficiência na recreação escolar. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho representa a intervenção que foi realizada em uma escola da
rede pública do Distrito Federal baseada nos estudos propostos nos módulos deste
curso de especialização e teve como objetivo principal: Promover ações que
conscientizem a comunidade escolar sobre a importância do lúdico para todos os
estudantes na perspectiva da Inclusão Social. Examina-se que as Instituições de
Ensino têm vivenciado e discutido o tema da Inclusão escolar, todavia é importante
ressaltar a necessidade dos estudantes com deficiência serem inseridos não
somente no espaço da sala de aula, mas também aos demais espaços da escola,
principalmente no que diz respeito aos lugares e momentos de recreação e
interação com os colegas. Com base nessa caracterização, foi aplicado um
questionário aos professores da Escola Classe 10 do Gama sobre suas concepções
a respeito da temática e realizadas ações de sensibilização com um grupo de
estudantes, professores e pais. Ao final da pesquisa foi possível constatar a
importância desse trabalho como prevenção de exclusão aos estudantes com
deficiência e a necessidade de mais ações que promovam a interação entre todos. |
Abstract: | The present work represents the intervention which was performed in a public school
in Distrito Federal based on the proposed studies on the modules of this course and
had as its main objective: Promote actions that aware the school community about
the importance of playfulness to all students in the perspective of Social inclusion.
Examines the educational institutions have experienced and discussed the topic of
school inclusion, however it is important to highlight the needs of students with
disabilities be inserted not only within the classroom, but also to other areas of the
school, especially as regards the places and moments of recreation and interact with
their friends. On the basis of this characterization, a questionnaire was applied to the
teachers of Escola Classe 10 do Gama about their conceptions about the subject
and awareness-raising actions performed with a group of students, teachers and
parents. At the end of the survey was clear the importance of this work as prevention
of exclusion to students with disabilities and the need for more actions that promote
the interaction among all. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|