Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14552
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JuliessaRicceValera_tcc.pdf938,51 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGerber, Diana Mara-
dc.contributor.authorValera, Juliessa Ricce-
dc.identifier.citationVALERA, Juliessa Ricce. Diversidade cultural e as práticas de alfabetização e letramento: pesquisa - intervenção. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa-intervenção teve por objetivo geral proporcionar um espaço de discussão sobre Diversidade Cultural para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, visando o processo de alfabetização e letramento. Participaram da pesquisa uma turma de alunos com idades entre 7 e 8 anos de idade matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal do interior do Estado de São Paulo. Para responder a questão de pesquisa (é possível, por meio de intervenções práticas, alfabetizar na diversidade cultural os alunos que apresentam e ou não dificuldades de aprendizagem) foram planejadas rodas de leituras e discussão sobre histórias que tratassem da Diversidade Cultural. Os resultados mostraram que é possível alfabetizar na Diversidade quando as práticas pedagógicas não são pautadas em um modelo de ensino homogêneo, ensinando da mesma forma todos os alunos, sem maiores preocupações em atender as suas necessidades. Mostrou, também, a partir da revisão de literatura que ainda é grande o número de docentes que não estão preparados para trabalhar com a Diversidade no âmbito educacional. Esta pesquisa contribuiu para trazer à tona o que vem sendo produzido sobre esta temática e, a partir desta, surgir novos estudos, pois ainda é incipiente os que discutem essas questões.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiversidade cultural e as práticas de alfabetização e letramento : pesquisa - intervençãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-13T13:49:10Z-
dc.date.available2016-09-13T13:49:10Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14552-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
dc.description.abstract1This intervention research had as main objective to provide a forum for discussion on cultural diversity for students of 2nd year of primary school, which support the process of literacy and literacy. The participants were a group of students aged 7 and 8 years old enrolled in the 2nd year of elementary school to a public school in the state of São Paulo. To answer the research question (is possible through practical interventions, literacy cultural diversity and pupils with learning difficulties or not) wheels were planned readings and discussion of stories that dealt Cultural Diversity. The results showed that it is possible literate in diversity when the pedagogical practices are not guided in a homogeneous teaching model, teaching the same way all students, without major concerns in suit your needs. It has also shown from the literature review that is still large number of teachers who are not prepared to work with diversity in the educational field. This research contributed to bring to light what has been produced on the subject and from this arise new studies, it is still incipient those who discuss these questions.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons