Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1455
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_LudmilladeSaMoraesTellesSilva.pdf503,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores de adoecimento nas áreas compartilhadas do sistema indústria
Autor(es): Silva, Ludmilla de Sá Moraes Telles
Orientador(es): Mendes, Ana Magnólia Bezerra
Assunto: Saúde e trabalho
Qualidade de vida no trabalho
Psicodinâmica do trabalho
Ergonomia
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 7-Fev-2011
Referência: SILVA, Ludmilla de Sá Moraes Telles. Fatores de adoecimento nas áreas compartilhadas do sistema indústria. 2008. 76 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este estudo investiga o processo de saúde-adoecimento dos profissionais das áreas compartilhadas das Entidades Nacionais do Sistema Indústria – Confederação Nacional da Indústria – CNI, Serviço Social da Indústria/Departamento Nacional – SESI/DN, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Departamento Nacional – SENAI/DN e Instituto Euvaldo Lodi/Núcleo Central – IEL/NC, com base nos referenciais teóricos de qualidade de vida no trabalho, da psicodinâmica do trabalho e da ergonomia da atividade. Busca-se levantar qual o tipo de sofrimento eles estão expostos, uma vez que o ser humano pode se submeter a um esforço físico além do suportável, sem necessariamente sofrer danos físicos. A má qualidade nas relações, a falta de reconhecimento e de cooperação, a fragmentação e rigidez da organização do trabalho também causam sofrimento. O trabalho é estudado em 4 (quatro) dimensões: contexto de trabalho, custo humano de trabalho, custo de prazersofrimento no trabalho e danos relacionados ao trabalho. Com base nos resultados foram identificados os fatores do processo de saúde e adoecimento dos profissionais das áreas compartilhadas do Sistema Indústria. Percebeu-se que a organização do trabalho e as relações socioprofissinais são vistas como críticas, como também os danos físicos. Sugere-se a manutenção do programa Qualidade de Vida atual implantando-se algumas ações de melhoria na diretriz “saúde preventiva”.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1455
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.