Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14549
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarlosJoseSoares_tcc.pdf556,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As faces do racismo e a promoção dos direitos humanos na percepção de adolescentes de uma escola pública do DF
Autor(es): Soares, Carlos José
Orientador(es): Ferreira, Jane Farias Chagas
Assunto: Discriminação na educação
Direitos humanos
Racismo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Set-2016
Referência: SOARES, Carlos José. As faces do racismo e a promoção dos direitos humanos na percepção de adolescentes de uma escola pública do DF. 2015. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Constituem-se no objeto deste trabalho abordar o conceito de racismo e suas implicações, as leis antirracistas que visam coibir as práticas de condutas de cunho racistas, preconceituosas e discriminatórias no Brasil, tendo como foco a Lei nº 7.716/89 que trata dos crimes resultantes de preconceito de raça ou cor. Primeiramente, faz-se uma evolução história analisando como eram tratados os escravos oriundos da África e sua história depois da colonização. Em seguida comenta-se sobre o racismo institucional e seus conceitos, analisando também a Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), diz que "Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". Portanto, claramente, os delitos tipificados por esta lei englobam a conduta de segregar estrangeiros, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível (Constituição da República, artigo 5º, inciso XLII). Analisando as condutas tipificadas e a terminologia utilizada, trazendo também outros diplomas legais que visam coibir a prática do racismo. Finalmente aborda-se a questão do preconceito e direitos humanos e as práticas desses crimes dentro das escolas, comentando também as principais diferenças que devem ser levadas em conta para o enquadramento de um sujeito que cometer alguma conduta racista ou no crime de racismo.
Abstract: Constitute the object of this work addressing the concept of racism and its implications, the anti-racist laws aimed at curbing the practices of racist nature of conduct, prejudiced and discriminatory in Brazil, focusing on Law No. 7,716 / 89 which deals with crimes resulting race or color prejudice. First, it is an evolution story looking at how they were treated slaves from Africa and its history after colonization. Then comments up on institutional racism and its concepts also reviewing Law No. 7,716, of January 5, 1989, in Article 1 (with the wording given by Law No. 9459 of March 13, 1997), says that "will be punished in accordance with this Law, the crimes resulting from discrimination or prejudice based on race, color, ethnicity, religion or national origin." So clearly, the offenses established by this law include the conduct of foreign segregate, which comes to offense non-bailable and imprescriptible (Constitution, Article 5, section XLII). Analyzing the typified conducts and the terminology used, also bringing other legislation aimed at curbing the practice of racism. Finally addresses the question of prejudice and human rights and practices of such crimes within schools, also commenting on the main differences that should be taken into account when framing a subject shall commit any racist behavior or racist crime.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons