Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barroso, Maria Veralice | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Mariana Pires Duarte | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Mariana Pires Duarte. A inclusão escolar de pessoas com deficiência física. 2015. 68 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo trata de um campo que já vem sendo explorado na área de educação, porém, ao mesmo tempo, é desafiador aos profissionais da educação: a inclusão escolar de pessoas com deficiência física (DF). E uma maneira de contribuir nesta busca incessante por respostas, é a atuação do educador e da escola, que de maneira positiva, pode intervir na interação e integração do aluno com deficiência física no ambiente escolar. Este estudo tem por objetivo a busca da diminuição das disparidades dentro das instituições de ensino inclusivas com relação aos alunos com deficiência física, por meio da diminuição das dificuldades encontradas por eles dentro da escola, com relação à acessibilidade, da busca pela conscientização dos profissionais de educação sobre o atendimento e ensino dos alunos com deficiência física, além da conscientização dos alunos sem deficiência sobre o convívio com os mesmos. Inicialmente, para a construção teórica desta pesquisa, foram analisadas as diferentes percepções sobre as pessoas com deficiência ao longo da história. Em seguida, observou-se a legislação pertinente às pessoas com deficiência, caracterização das pessoas com deficiência física (DF) e a base teórica no contexto da inclusão escolar. O método de pesquisa é o estudo de caso, com o uso das técnicas de coleta de dados por meio de documentação, questionário e observação participativa. Sendo assim, observou-se que ainda há muito que melhorar com relação à escola inclusiva, proporcionando aos alunos com deficiência física a busca de um melhor desenvolvimento das suas habilidades e capacidades cognitivas, motora, social e afetiva, respeitando os limites de cada um. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A inclusão escolar de pessoas com deficiência física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-12T12:04:26Z | - |
dc.date.available | 2016-09-12T12:04:26Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14534 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study is a field that is already being exploited in education, but at the same time, it is challenging to professionals in education: school inclusion of people with disabilities (DF). And one way to contribute to this incessant search for answers is the role of the educator and the school, which in a positive way, can intervene in the interaction and integration of students with disabilities in the school environment. This study aimed at the pursuit of reducing disparities within inclusive educational institutions with respect to students with disabilities, by decreasing the difficulties encountered by them within the school, with respect to accessibility, the search for awareness of professionals education on the care and teaching of students with physical disabilities, as well as awareness of students without disabilities about the living with them. Initially, for the theoretical construction of this research, we analyzed the different perceptions of people with disabilities throughout history. Then there was the relevant legislation for people with disabilities, characterization of people with physical disabilities (DF) and the theoretical basis in the context of school inclusion. The research method is the case study, with the use of data collection techniques through documentation, questionnaire and participant observation. Thus, it was observed that there is still room for improvement with regard to inclusive school, providing students with physical disabilities the search for a better development of their skills and cognitive, motor, social and emotional, within the limits of each. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|