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dc.contributor.advisorJunqueira, Ana Maria Resende-
dc.contributor.authorVersiani, Raíza de Oliveira-
dc.identifier.citationVERSIANI, Raíza de Oliveira. Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF. 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA busca atual por alimentos saudáveis está cada vez mais presente na vida dos consumidores. O consumo de hortaliças e frutas têm aumentado em virtude do aumento da renda das famílias e a busca por alimentos saudáveis. O presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil dos consumidores de alimentos orgânicos do Mercado Orgânico e da Feira da Agricultura Familiar, localizados na CEASA-DF, identificando suas preferências e quais as motivações que os fazem adquirir esse alimento. A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com a utilização de questionário com perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 120 questionários, os dados coletados foram submetidos à análise qualitativa/quantitativa. Foram abordados assuntos de preferências, qualidade, investigação de mercado e consumo. A maioria dos consumidores de alimentos orgânicos, frequentador da CEASA-DF, nos mercados especificados, é de pessoas do gênero feminino, naturais da região Sudeste, com faixa etária entre 50 e 60 anos, nível de escolaridade superior e elevada renda familiar. Uma das principais razões para preferir o alimento orgânico está ligada à preocupação com a saúde, informada por 82% dos consumidores. A qualidade nutricional é um dos fatores mais relevantes na motivação para a compra do alimento orgânico. Mais de 40% dos entrevistados consomem o produto a mais de quatro anos e 29% afirmaram sempre consumir. Mais de 60% dos entrevistados adquirem os produtos semanalmente. Verificou-se na comparação com pesquisas realizadas em anos anteriores, percepção do consumidor sobre melhora no aspecto visual do produto, no aumento na oferta e pontos de venda. Cerca de 50% dos entrevistados gostariam de ver preços mais baixos sendo praticados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-12T11:02:40Z-
dc.date.available2016-09-12T11:02:40Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14529-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectConsumidores - preferênciapt_BR
dc.subjectProdutos naturaispt_BR
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



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