Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14528
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MatheusdeSouzaLopes_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pesquisa de clima organizacional em uma organização do agronegócio soja
Autor(es): Lopes, Matheus de Souza
Orientador(es): Brito, Maria Júlia Pantoja de
Assunto: Clima organizacional
Agroindústria
Soja
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 12-Set-2016
Referência: LOPES, Matheus de Souza. Pesquisa de clima organizacional em uma organização do agronegócio soja. 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Objetivou-se neste estudo realizar o diagnóstico do clima organizacional com vistas a subsidiar informações importantes para um gerenciamento mais qualificado dos colaboradores de uma empresa privada do agronegócio soja. Devido este setor ser emergente e se fazer necessário o aumento das capacidades produtivas nas regiões sojícola do Brasil escolheu-se uma empresa localizada em uma região foco. O estudo sobre clima organizacional pode gerar estratégias de desenvolvimento institucional e dos colaboradores para fortalecer o potencial competitivo no mercado globalizado. Assim, através de uma pesquisa quantitativa, foram coletadas informações com a utilização de um questionário construído e validado por Martins (2008) para avaliar a percepção dos colaboradores frente aos cinco fatores das dimensões do clima presentes na escala utilizada. Foi realizada uma análise descritiva para interpretação das percepções. Entre os níveis de favorabilidade apresentados, destaca-se a recompensa com predominância de um nível baixo devido percepções de falta de motivação e retorno com alguma recompensa para melhoria da qualidade do trabalho. Constata-se índices mais próximos de um clima favorável dentre os fatores das dimensões do clima organizacional analisados, e consequentemente, pode haver mudanças para um clima melhor através do gerenciamento para estabelecer estratégias que buscam melhorar os fatores desfavoráveis e potencializar os favoráveis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons