Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14516
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JaciaraCristinaPereiradeSouza_tcc.pdf810,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A escola no combate ao racismo : percepções dos estudantes do curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Goiás - campus do Valparaíso
Autor(es): Souza, Jaciara Cristina Pereira de
Orientador(es): Santos, Larissa Medeiros Marinho dos
Assunto: Ambiente de sala de aula
Racismo
Diversidade na escola
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 9-Set-2016
Referência: SOUZA, Jaciara Cristina Pereira de. A escola no combate ao racismo: percepções dos estudantes do curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Goiás - campus do Valparaíso. 2015. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo buscou discutir a questão do racismo como realidade social bem como desenvolver ações de intervenção no combate as práticas desse cunho, o trabalho envolveu o processo de conscientização sobre a temática até o desenvolvimento de ações pedagógicas que facilitem o processo de desconstrução de práticas racistas no ambiente escolar e para além dele. A intervenção foi desenvolvida em uma turma do Proeja do curso de Eletrotécnica do Instituto Federal de Goiás, campus Valparaíso. Por meio do trabalho foi possível compreender como os/as estudantes lidam com o racismo bem como identificar atitudes que reforçam a existência do mesmo. Observou-se, portanto, que muitas destas práticas ainda são muito naturalizadas nas relações sociais. Nesse sentido, o projeto de intervenção foi fundamental para o processo de reflexão e compreensão de que o racismo (assim como os pensamentos e atitudes que o reforça) é uma questão séria e enraizada em nossa sociedade, e, portanto, deve ser combatido.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons