Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14516
Título: | A escola no combate ao racismo : percepções dos estudantes do curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Goiás - campus do Valparaíso |
Autor(es): | Souza, Jaciara Cristina Pereira de |
Orientador(es): | Santos, Larissa Medeiros Marinho dos |
Assunto: | Ambiente de sala de aula Racismo Diversidade na escola |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 9-Set-2016 |
Referência: | SOUZA, Jaciara Cristina Pereira de. A escola no combate ao racismo: percepções dos estudantes do curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Goiás - campus do Valparaíso. 2015. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente estudo buscou discutir a questão do racismo como realidade social bem
como desenvolver ações de intervenção no combate as práticas desse cunho, o
trabalho envolveu o processo de conscientização sobre a temática até o
desenvolvimento de ações pedagógicas que facilitem o processo de desconstrução
de práticas racistas no ambiente escolar e para além dele. A intervenção foi
desenvolvida em uma turma do Proeja do curso de Eletrotécnica do Instituto Federal
de Goiás, campus Valparaíso. Por meio do trabalho foi possível compreender como
os/as estudantes lidam com o racismo bem como identificar atitudes que reforçam a
existência do mesmo. Observou-se, portanto, que muitas destas práticas ainda são
muito naturalizadas nas relações sociais. Nesse sentido, o projeto de intervenção foi
fundamental para o processo de reflexão e compreensão de que o racismo (assim
como os pensamentos e atitudes que o reforça) é uma questão séria e enraizada em
nossa sociedade, e, portanto, deve ser combatido. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons