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Título: Um diálogo sobre a situação do negro : a percepção da turma de uma escola particular majoritariamente branca
Autor(es): Ferreira, Raquel Cristina Alves
Orientador(es): Sousa Júnior, José Geraldo de
Assunto: Empregados domésticos
Escravos - abolição
Negros - condições sociais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Set-2016
Referência: FERREIRA, Raquel Cristina Alves. Um diálogo sobre a situação do negro: a percepção da turma de uma escola particular majoritariamente branca. 2015. 30 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa faz um breve percurso histórico pela época da escravidão, mostrando para os alunos de uma escola de classe média alta a violência que os africanos sofreram quando foram escravizados. Esse momento histórico, além da crueldade que o povo da África foi submetido, deixou consequências para várias gerações. Após a abolição da escravidão, não foram garantidos direitos para que os recém-libertos pudessem viver dignamente. Além de sofrerem com a discriminação, não tiveram acesso à educação, moradia, etc. Essa parte da história também é trabalhada com o grupo de crianças, em sua maioria brancas, moradoras de um bairro de elite de Brasília, para que possam refletir sobre o racismo e a exclusão social do negro naquela época e os reflexos que isso deixou na sociedade atual. Por conta dessa triste história, a população negra tem lutado muito para conseguir ascensão social, mas ainda ocupam os menores cargos e recebem os menores salários. Essa situação se agrava ainda mais quando em seu ambiente de trabalho não tem seus direitos de trabalhador assegurados. Por isso, também foi discutido com a turma objeto de pesquisa a questão da exploração dos empregados domésticos, em sua maioria negros, que tem uma jornada de trabalho fora do que é previsto em lei, com características próximas ao que acontecia na época da senzala em que os patrões, muitas vezes, tinham uma boa relação com seus escravos, mas esses escravos dedicavam suas vidas aos seus patrões, ficando excluídos da sociedade. Quando não se assegura direitos, se cria outros problemas sociais e estes problemas são, na maioria das vezes, vividos pela população negra.
Abstract: This research makes a brief historical journey to the slavery era, showing students from an upper-middle class school the violence Africans suffered when they were enslaved. This historical moment, besides the cruelty the people of Africa were faced with, had an impact in later generations. After the abolition of slavery, there were not guaranteed rights for the newly freed to be able to live with dignity. Apart from suffering discrimination, they did not have access to education, housing, etc. Because of this sad history, the black community has long struggled to achieve upward mobility in the social ladder, however black individuals still occupy the lower positions and receive lower salaries. This situation is further aggravated when your working rights in your work environment are not guaranteed. Therefore, it was also discussed with the students as a research object the issue of exploitation of domestic workers, mostly black, who sometimes work longer hours than what is allowed by law, with similarities to what happened in slavery times when employers often had a good relationship with slaves who worked in their house. These slaves devoted their lives to their bosses, but were excluded from society. When no rights are ensured, other social problems are created, and these problems are, for the most part, experienced by the black population.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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