Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14513
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FabiolaRibeiroPassos_tcc.pdf641,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação dos educadores e os desafios da escola inclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista
Autor(es): Passos, Fabiola Ribeiro
Orientador(es): Barroso, Maria Veralice
Assunto: Educação
Professores - formação continuada
Autismo em crianças
Direitos humanos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Set-2016
Referência: PASSOS, Fabiola Ribeiro. A educação dos educadores e os desafios da escola inclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista. 2015. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A inclusão educacional é o chão que pisamos ao discutirmos a educação em e para os Direitos Humanos; e a mesma se constrói através da quebra de paradigmas, de recursos de apoio e de uma formação contextualizada e contínua da equipe escolar. Apesar de o autismo ter sido descrito na literatura há mais de sessenta anos, um número relevante de educadores não estão a par de discussões a respeito de sua etiologia ou suas características usuais. Essa pesquisa tem por objetivo refletir sobre a relação entre a formação continuada de educadores baseada em técnicas sociodramáticas e o processo de inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista. Para tal foram realizados encontros de formação continuada pautados em sociodrama com 16 Professores das diversas disciplinas ministradas em uma determinada turma do 6º ano (da qual faz parte um aluno com transtorno do espectro autista) na Escola Estadual Pequeno Coração II, jurisdicionada à Diretoria de Ensino da região de Itaquaquecetuba- SP. As etapas da intervenção corresponderam a quatro encontros sendo o primeiro para entrevista com equipe pedagógica da Unidade Escolar a fim de coletar dados; dois encontros de 90 minutos dedicados à formação através da técnica sociodramática; e o quarto foi dedicação ao compartilhamento dos resultados da intervenção. Podemos considerar essa experiência como o começo de uma discussão sobre o formato das propostas de formação continuada do ponto de vista dos Direitos Humanos. Considerado o breve período em que as técnicas foram aplicadas bem como seu caráter introdutório podemos afirmar que os resultados obtidos foram favoráveis. Os resultados apontam também para a importância de propostas de formação que possibilitem a reflexão sobre as relações estabelecidas e sua importância para o processo educativo, ampliando a análise e construção de estratégias.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons