Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Carlos Hugo Studart | - |
dc.contributor.author | Xavier, Gessika de Almeida Brandão | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Gessika de Almeida Brandão. O bullying e suas manifestações no ambiente escolar : o trabalho para o desenvolvimento de uma postura humanística. 2015. 29 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola é a instituição responsável pela educação formal. É no seu interior que os relacionamentos interpessoais e as ações de aprendizagem devem convergir para a formação de um ser humano ético, pacífico, solidário, útil para a sociedade. No entanto, neste ambiente, vem crescendo uma violência sistemática que fere os direitos, exclui, reproduz o preconceito e distancia a instituição de seu propósito de formação. Essa violência chamada de bullying marca profundamente as vítimas e traz consequências graves para a sociedade. A realização desta pesquisa teve como objetivo, portanto, contribuir para a disseminação de conhecimentos sobre a temática. Para isso, buscou tratar o bullying no contexto escolar ressaltando a sua relação com o processo de estigmatização do ser humano e pontuando a educação em direitos humanos como mecanismo de prevenção e de combate desse tipo de violência. Embasada nas definições de bullying estabelecidas por Dan Olweus e Cleodice Fante; nos conceitos de estigma desenvolvido por Erving Goffman, a pesquisa foi realizada entre os alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior de Goiás e teve como objetivo observar o nível de conhecimento dos alunos sobre o bullying, o grau de ocorrência dessa violência entre eles, e levantar hipóteses para a escolha das vítimas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O bullying e suas manifestações no ambiente escolar : o trabalho para o desenvolvimento de uma postura humanística | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-08T11:53:55Z | - |
dc.date.available | 2016-09-08T11:53:55Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14511 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Diversidade na escola | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The school is the institution responsible for formal education. Is inside the interpersonal relationships and learning actions must converge to form a human being unethical, Pacific, supportive, useful to society. However, in this environment, has been growing a hurting rights, systematic violence deletes, plays the prejudice and distance institution of its purpose. This violence called bullying deeply mark the victims and bring grave consequences to society. The achievement of this research had as objective, therefore, contribute to the dissemination of knowledge on the subject. For that, treat bullying in the school context emphasizing its relationship with the process of stigmatization of human beings and punctuating human rights education as a mechanism to prevent and combat this type of violence. Based on the definitions established by Dan Olweus bullying and Cleodice Fante; on the concepts of stigma developed by Erving Goffman, the research was formed between the students of the seventh year of elementary school to a public school in the countryside of Goiás and aimed to observe the level of knowledge of students about bullying, the degree of occurrence of this violence between them, and raise chances for the choice of victims. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|