Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gerber, Diana Mara | - |
dc.contributor.author | Batista, Herica Luciana | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Herica Luciana. O papel da relação entre a família e a escola na orientação dos vitimizados do bullying. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho contempla um estudo sobre a relação interinstitucional família/escola na orientação educacional sobre o fenômeno bullying às crianças e adolescentes vítimas dessa pratica antissocial. A sua problemática engloba o papel do vitimado e qual a melhor maneira de orientá-lo tanto no ambiente familiar quanto na escola, para que seja capaz de reagir positivamente e minimizar os danos causados. Assim, a pesquisa reflete um estudo fenomenológico de abordagem qualitativa com enfoque descritivo, a fim de verificar o grau de conhecimento dos alunos sobre o fenômeno bullying, suas crenças e concepções, as possíveis atitudes das vítimas frente a ação agressiva. Presume-se que a orientação transmitida pela família e pela escola, quando são informadas do sofrimento vivido pela vítima no ambiente escolar, pode impactar positiva ou negativamente sobre os sentimento e atitudes do vitimado. Por fim, este estudo opina sobre possíveis ações afirmativas, no âmbito da relação interinstitucional, que possam amenizar o impacto desse problema no ambiente educacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O papel da relação entre a família e a escola na orientação dos vitimizados do bullying | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-08T11:38:06Z | - |
dc.date.available | 2016-09-08T11:38:06Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14510 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Educação - participação dos pais | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work considers a study of the interinstitutional family/school relationship in the educational guidance on bullying phenomenon to children and adolescents victims of that antisocial practice. Its issue encompasses the role of the victim and what is the best way to guide him/her, both in the family and at school ambience, to be able to respond positively in order to minimize the damages. Thus, the research reflects an approach of phenomenological qualitative study with descriptive approach in order to verify the level of knowledge of students about bullying phenomenon, their beliefs and conceptions, the possible attitudes of the victims against aggressive action. One presumes that guidance transmitted by family and school, when they are told of the suffering experienced by the victim in a school setting, may impact positively or negatively on the feelings and attitudes of the victim. Finally, this study opines about possible affirmative actions within the inter-institutional relationship that may mitigate the impact of this problem on educational environment. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|