Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_FabiolaCristinaFerreiradosSantos.pdf274,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional na área de comércio varejista
Autor(es): Santos, Fabíola Cristina Ferreira dos
Orientador(es): Vargas, Miramar Ramos Maia
Assunto: Satisfação no trabalho
Comprometimento organizacional
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 7-Fev-2011
Referência: SANTOS, Fabíola Cristina Ferreira dos. A satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional na área de comércio varejista. 2008. 35 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A pesquisa desenvolvida neste trabalho teve por objetivo geral investigar o nível de satisfação no trabalho e de comprometimento organizacional apresentados pelos empregados de uma empresa na área de comércio varejista. Participaram da pesquisa 53 funcionários, totalizando 58% do quadro de pessoal da empresa. A pesquisa teve um caráter exploratório, com abordagem quantitativa. Foram utilizados dois instrumentos, um de Satisfação no Trabalho e, outro de Comprometimento Organizacional. A aplicação dos instrumentos foi feita diretamente pela pesquisadora no próprio local de trabalho dos participantes. Os dados foram analisados por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados mostraram que os níveis de satisfação no trabalho e de comprometimento organizacional ainda podem ser melhorados na organização, por meio de políticas de pessoal que incentive o recrutamento e seleção internos, pesquisas salariais e a realização de eventos que busquem internalizar os valores e a missão da organização, para fortalecer o vínculo afetivo do trabalhador.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://bdm.unb.br/handle/10483/1451
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.