Título: | Valorização da cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita na elaboração e execução do projeto político pedagógico da Escola Municipal Aleixo Pereira Braga I |
Autor(es): | Rodrigues, Fabiana da Penha Mendes Reis |
Orientador(es): | Steinke, Sabrina |
Assunto: | Cultura afro-brasileira Projeto político-pedagógico Quilombos |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 6-Set-2016 |
Referência: | RODRIGUES, Fabiana da Penha Mendes Reis. Valorização da cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita na elaboração e execução do projeto político pedagógico da Escola Municipal Aleixo Pereira Braga I. 2015. 44 f, il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | No Brasil colonial, na época da escravidão, os escravos africanos, índios e outros fugiam dos maus-tratos e perseguições e buscavam abrigos em áreas que ficaram conhecidas como quilombos ou escambo. O quilombo Mesquita, situado na Cidade Ocidental – GO, que desde 2006 foi reconhecido pela Fundação Cultura Palmares e atualmente tramita INCRA o processo de regularização fundiária do Quilombo. Nessa Região quilombola está a Escola Aleixo Pereira Braga I que tem a missão de valorizar o passado para garantir um futuro, e essa missão deve estar em conformidade com a Resolução 08 de 20 de novembro de 2012 que define as diretrizes nacionais para a educação escolar quilombola na educação básica. E os caminhos para valorização da cultura e tradições quilombolas da comunidade em que está situada devem estar claros no Projeto Político pedagógico. Portanto esse trabalho tem por objetivo geral propor a elaboração e execução do Projeto Politico Pedagógico da Escola Municipal Aleixo Pereira Braga I engloba ações e objetivos que valorizam a cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita.E tem como objetivos específicos: Apresentar o resumo da história dos quilombos no Brasil; Identificar e reconhecer a cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita; Reconhecer pontos importantes da legislação que define as diretrizes curriculares Nacionais para a Educação Quilombola na Educação Básica, a Resolução 8/2012; Refletir, acerca da aplicabilidade do Projeto Político Pedagógico, respeitando a diversidade quilombola; Verificar a adequação da realidade e a diversidade cultural das tradições da comunidade quilombola na elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Braga I. Sendo uma pesquisa quanti-qualitativa esta terá como instrumento de coleta de dados um questionário que será aplicado ao público alvo que é a comunidade escolar, dentre outras fontes bibliográficas. Valorizar a cultura e as tradições quilombola é um ato necessário para a formação da identidade dos alunos que nela estuda e é o que a Resolução nº 08 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelecem, e através dos dados analisados observa-se que a escola o faz da melhor maneira possível. |
Abstract: | In colonial Brazil, at the time of slavery, African slaves, Indians and others fled ill-treatment and persecution and sought shelter in areas that were known as quilombos or barter. The quilombo Mosque, located in West City - GO, which since 2006 has been recognized by the Palmares Foundation Culture and now before the INCRA land regularization process of the Quilombo. This maroon Region is the School Aleixo Pereira Braga I whose mission is to value the past to ensure a future, and this mission should be in accordance with Resolution 08 of 20 November 2012 which sets national guidelines for school education quilombo in basic education. And the way for appreciation of the culture and community of Maroons traditions in which it is located must be clear in teaching Political Project. So this work has the objective to realize the development and implementation of the Municipal School of Pedagogical Political Project Aleixo Pereira Braga I encompasses actions and objectives that value the culture and traditions of the remnants of Quilombo Mosque. And has the following objectives: Provide a summary of the history of quilombos in Brazil; Identify and recognize the culture and traditions of the remnants of Quilombo Mosque; Recognize important points in the legislation defining the national curriculum guidelines for Quilombola Education in Basic Education, Resolution 8/2012; Reflect about the applicability of the Pedagogical Political Project, respecting the quilombo diversity; Check the adequacy of reality and cultural diversity of the traditions of the maroon community in establishing and implementing the Political Pedagogical Project of the School Braga I. Being a quantitative and qualitative research this will have as data collection instrument a questionnaire that will be applied to the target audience that is the school community, among other literature sources. Value culture and maroon traditions is an act necessary for the formation of the identity of the students in her studies and is what Resolution No. 08 and the Law of Directives and Bases of Education established, and through the data analyzed it is observed that the the school is the best possible way. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|