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dc.contributor.advisorSiqueira, Isabelle Borges-
dc.contributor.authorRocha, Ernani Carvalho da-
dc.identifier.citationROCHA, Ernani Carvalho da. Nuances de uma profissão: atos violentos de alunos contra professores. 2015. 39 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA violência paulatinamente vem ganhando destaque em diversos espaços públicos do Brasil. Não servindo como exemplo de exceção, os ambientes escolares também têm sido palco de violência, destacadamente, contra professores. Entretanto, compreender os fatores que compõem esse processo de violência é de suma importância para projetar mecanismos de enfrentamento e de medidas protetivas em prol dos professores. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi o de investigar as práticas de violência contra docentes no ambiente escolar. A metodologia deste trabalho teve como base a pesquisa-intervenção sob a perspectiva qualitativa, tendo como objeto de análise a discussão e diálogo entre professores de uma escola pública do Distrito Federal, cujo instrumento de discussão foi norteado por um questionário, em que foram indagadas questões que buscaram compreender quais foram os incidentes ocorridos, como as vítimas se sentiram, o que fizeram para se defender, promovendo, a partir disso, uma reflexão sobre o que podemos fazer para mudar esta realidade. Nesta pesquisa transitamos sobre os aspectos conceituais de violência e a compreensão do espaço em que incide atos violentos contra os professores, analisando e compreendendo como eles têm vivido diante do enfrentamento de violência no contexto educativo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNuances de uma profissão : atos violentos de alunos contra professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-05T13:34:56Z-
dc.date.available2016-09-05T13:34:56Z-
dc.date.submitted2015-11-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14487-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.description.abstract1The violence has become public subject in Brazil nowadays. Not an exception, school environment has been the scene of violence, mainly against teachers. However, to know the factors that comprehend this issue is a matter of necessity in order to create defense mechanisms and protective measures in favour of teachers. Therefore, the purpose of this research was to investigate violence against teaching staff in school ambient. The methodology was based on research-interference under a qualitative-point-of-view. The object of analysis was debates and dialogues between teachers from a Public School in Distrito Federal, Brasília. The instrument used on this research was a questionnaire, whit questions about the incidents occurred in classrooms, how the teachers feel about the episodes, what do teachers do to defend themselves, promoting, this way, a reflection about what can they do to change this reality. In this survey we transit between the conceptual aspects of violence and the comprehension about the context where it happens violent acts against teachers, analyzing and understanding how teachers has been lived and what they have been doing to handle the increase of violence in school.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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