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dc.contributor.advisorBarroso, Eloísa Pereira-
dc.contributor.authorAraújo, Sônia Aparecida Silva-
dc.identifier.citationARAÚJO, Sônia Aparecida Silva. Direitos humanos e educação ambiental: o despertar da consciência ecológica. 2015. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA preservação do meio ambiente é um tema que perpassa os temas transversais e é uma das esferas dos Direitos Humanos, diante dessa constatação a pesquisa em tela propõe uma reflexão no sentido de despertar a consciência ecológica na comunidade escolar através de um projeto interventivo, especificamente com os alunos do 5º ano. A preocupação foi estimular a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos em relação a reutilização dos recursos naturais e o descarte correto dos resíduos produzidos. Enfim, o objetivo desse estudo é favorecer a reflexão sobre a responsabilidade, ética da sociedade como um todo no que se refere ao descarte do lixo, pois acredita-se, que a reflexão sobre essa questão auxilia para que possamos usufruir um ambiente sustentável e limpo. Diante do estudo houve a necessidade de traçar observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, pois entendeu-se necessário propiciar a construção de um ambiente em que as questões ambientais, especificamente a dos resíduos, sejam debatidas de modo a conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino e na reciclagem. Assim selecionar os materiais que são coletados seletivamente pode incentivar os alunos a produzirem materiais educativos. Para a efetivação do trabalho utilizou-se métodos e técnicas, por isso os instrumentos utilizados foram observação não participante e questionário de entrevista, os dados coletados receberam tratamento qualitativo e foram discorridos e analisados a luz do tema escolhido. A preocupação com o meio ambiente é de suma importância para a dinâmica de descarte e coleta dos resíduos produzidos durante o funcionamento da escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDireitos humanos e educação ambiental : o despertar da consciência ecológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-05T12:55:48Z-
dc.date.available2016-09-05T12:55:48Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14485-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectConsciência ambientalpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.description.abstract1Preserving the environment is a theme that runs through the cross-cutting themes and is one of the spheres of human rights, on this evidence the search screen proposes a reflection in order to arouse environmental awareness in the school community through an interventionist project, specifically with students of the 5th year. The concern was to encourage change in attitudes and the formation of new habits regarding the reuse of natural resources and the proper disposal of the waste produced. Anyway, the aim of this study is to encourage reflection on the responsibility, ethics of society as a whole with regard to waste disposal, as it is believed that the reflection on this issue helps so we can enjoy a sustainable and clean environment . Before the study was necessary to draw observe and analyze facts and situations of all kinds of waste from an environmental point of view, critically, because it was considered necessary to foster the construction of an environment where environmental issues, specifically the waste, are debated in order to educate students on the need to think about the garbage problem in the forms collection and destination and recycling. So selecting the materials that are collected can selectively encourage students to produce educational materials. For ensuring the work we used methods and techniques, so the instruments were not participant observation and interview questionnaire collected data received qualitative treatment and were discorridos and analyzed in light of the chosen theme. Concern for the environment is of paramount importance to the disposal of dynamic and collects the waste produced during the school run.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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