Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AldaMiekoRochaKimuraVidal_tcc.pdf4,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de mercado de flores e folhagens tropicais de corte no Distrito Federal
Autor(es): Vidal, Alda Mieko Rocha Kimura
Orientador(es): Joaquim, Maísa Santos
Assunto: Plantas ornamentais
Cultivos agrícolas tropicais
Floricultura
Empresas rurais
Data de apresentação: Jan-2016
Data de publicação: 5-Set-2016
Referência: VIDAL, Alda Mieko Rocha Kimura. Análise de mercado de flores e folhagens tropicais de corte no Distrito Federal. 2016. 116 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O mercado mundial de flores e plantas ornamentais vem crescendo significativamente e com o Brasil não é diferente. O consumo de flores e plantas ornamentais no Brasil vem aumentando nos últimos anos e consequentemente aumenta o número de estados produtores de flores e plantas ornamentais, inclusive de flores e folhagens tropicais. Os principais Estados produtores de flores tropicais são Pernambuco e Ceará, o Distrito Federal também tem essa produção de flores tropicais, contudo numa quantidade menor. O principal distribuidor de flores e plantas ornamentais do Brasil é a Veiling Holambra, no Estado de São Paulo, comercializando para todas as regiões brasileiras. As flores tropicais de corte têm como principais características o exotismo, a beleza, as cores fortes e um pós - colheita durador. O Distrito Federal é o principal estado consumidor de flores e plantas ornamentais do país e por esta razão os objetivos desta monografia são quantificar as floriculturas e floristas que vendem e utilizam flores e folhas tropicais na região do Plano Piloto, identificar os principais gargalos da comercialização e consumo na região do Distrito Federal, na visão dos floristas e das floriculturas e sugerir possíveis adequações para melhorias na comercialização e no consumo destes produtos. Esta pesquisa tem caráter quantitativo (percentual) e qualitativo, com natureza exploratória e documental para analisar os dados adquiridos via questionários estruturados online aplicados aos floristas/decoradores, às floriculturas e às floriculturas/floristas (Ambos) no Plano Piloto - DF. Percebeu-se que alguns gargalos ainda persistem no mercado de flores no DF, dentre eles a preferência do consumidor pelas flores temperadas e a falta de conhecimento das espécies das flores e folhas tropicais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons