Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SuellendaSilvaSantos_tcc.pdf286,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O direito da criança à brincadeira dentro do espaço escolar
Autor(es): Santos, Suellen da Silva
Orientador(es): Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Brincadeiras
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Set-2016
Referência: SANTOS, Suellen da Silva. O direito da criança à brincadeira dentro do espaço escolar. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho trata da importância em se respeitar o direito da criança a brincadeira dentro do espaço escolar. O campo de pesquisa foi uma escola classe localizada em uma cidade-satélite de Brasília, em que algumas crianças e adolescentes são atendidas para ficarem na escola em período integral. O objetivo foi compreender a importância da brincadeira e dos jogos para o desenvolvimento intelectual e social de crianças que são atendidas durante esse período. No decorrer do estudo foirealizada: uma discussão sobre o surgimento dos direitos humanos e dos direitos da criança; a origem do conceito de infância e suas implicações; a origem do Estatuto da Criança e do Adolescente e suas influências, e finalmente a importância da brincadeira dentro do espaço escolar. O método usado para atingir os objetivos propostos foi o qualitativo. Os resultados da pesquisa confirmaram que os jogos e brincadeiras, quando trabalhados no contexto escolar, favorecem o processo de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Foi constatado um crescimento significativo nos rendimentos escolares quando o direito a brincadeira foi , de fato, visto como algo importante.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons