Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14481
Título: | O direito da criança à brincadeira dentro do espaço escolar |
Autor(es): | Santos, Suellen da Silva |
Orientador(es): | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
Assunto: | Educação de crianças Atividades lúdicas Brincadeiras Crianças - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 5-Set-2016 |
Referência: | SANTOS, Suellen da Silva. O direito da criança à brincadeira dentro do espaço escolar. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho trata da importância em se respeitar o direito da criança a
brincadeira dentro do espaço escolar. O campo de pesquisa foi uma escola classe
localizada em uma cidade-satélite de Brasília, em que algumas crianças e adolescentes são atendidas para ficarem na escola em período integral. O objetivo foi compreender a importância da brincadeira e dos jogos para o desenvolvimento intelectual e social de crianças que são atendidas durante esse período. No decorrer do estudo foirealizada: uma discussão sobre o surgimento dos direitos humanos e dos direitos da criança; a origem do conceito de infância e suas implicações; a origem do Estatuto da Criança e do Adolescente e suas influências, e finalmente a importância da brincadeira dentro do espaço escolar. O método usado para atingir os objetivos propostos foi o qualitativo. Os resultados da pesquisa confirmaram que os jogos e brincadeiras, quando trabalhados no contexto escolar, favorecem o processo de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Foi constatado um crescimento significativo nos rendimentos escolares quando o direito a brincadeira foi , de fato, visto como algo importante. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons