Título: | Tornar-se humano no ambiente escolar : a perspectiva da educação em e para os direitos humanos |
Autor(es): | Feitosa, Elisandra das Graças |
Orientador(es): | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
Assunto: | Ambiente escolar Práticas pedagógicas Educação de crianças Escolas - função social |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 2-Set-2016 |
Referência: | FEITOSA, Elisandra das Graças. Tornar-se humano no ambiente escolar: a perspectiva da educação em e para os direitos humanos. 2015. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um pequeno histórico de um ambiente escolar da rede
pública e de uma intervenção com uma turma de quarto ano do ensino fundamental,
objetivo de incentivar ao diálogo e reflexão sobre as atitudes ou mudanças em
relação, ao grande atrito em sala, o estudante, a família e ambiente em que se vive,
por meios de três histórias infantis, Dona Feia, para seu Almeida com carinho,
receitas da vovó, abro a discussão em sala para que os estudantes falem sobre as
histórias em forma de roda de conversa e debates, estimulando ao estudo dos direitos
humanos e diversidade, com a confecção de cartazes e desenhos.Também,
apresento um breve histórico de publicações sobre o tema, a observação da próprio
docente em relação a sua pratica pedagógica. Acredito que o principal objetivo do
trabalho foi alcançado de forma que os educandos perceberam e encontraram um
espaço para declarar o que sentem ou que a escola é um lugar democrático. |
Abstract: | This paper presents a brief history of a school environment from public and an
intervention with a group of fourth year of elementary school, aim to encourage
dialogue and reflection on the attitudes or changes in relation to the great friction in
room, student, family and environment in which we live, by means of three children's
stories, Dona Ugly, for your Almeida fondly, grandma's recipes, I open the discussion
room for students to talk about the stories in the form of conversation wheel and
debates, encouraging the study of human rights and diversity, with the preparation of
posters and pictures and also, we present a brief history of publications on the subject,
observation of teaching itself in relation to their teaching practice. I believe that the
main objective was achieved so that the students realized and found a space to declare
what they feel or that school is a democratic place. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|