Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maciel, Suellen Neto Pires | - |
dc.contributor.author | Silva, Daianne Maria Barbosa da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daianne Maria Barbosa da. O deficiente intelectual e o ensino de história no Centro de Ensino Especial de Planaltina-DF. 2015. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa investigar como o professor da criança com deficiência
intelectual atua para propiciar a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de
história. Ainda, buscar encontrar formas/estratégias metodológicas a fim de
empregar o ensino de História para tais crianças. Para tanto esse estudo analisou a
evolução da educação inclusiva no que se refere ao deficiente intelectual e quais as
metodologias utilizadas pelos docentes no ensino de História. Baseando-se em
dispositivos legais e teóricos, mostra o conceito de deficiência; trata da Educação
Inclusiva, apresentando o seu histórico e as leis e documentos que a apoiam e a
regulamentam, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração de
Salamanca, e em âmbito nacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação
Inclusiva. Utilizando referencial teórico de autores como Romeu Sassaki e Maria
Teresa Mantoan, especialistas em inclusão. Com a finalidade de refletir sobre a atual
proposta de inclusão e as questões metodológicas do ensino de história apresentase
uma pesquisa qualitativa com questionário de perguntas fechadas e abertas,
pesquisa realizada no Centro Especial de Ensino de Planaltina-DF. A análise da
pesquisa revelou que apesar das professoras utilizarem métodos alternativos, tais
como vídeos, imagens e áudios os estudantes não alcançaram uma aprendizagem
significativa. Desta forma as ações interventivas foram incrementar no ensino o ato
de brincar usando um quebra-cabeça, a contação de história e também a formação
e fortalecimento do sentimento de pertencimento a sociedade em que vive por meio
de uma roda de conversa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O deficiente intelectual e o ensino de história no Centro de Ensino Especial de Planaltina-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T14:47:48Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T14:47:48Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14469 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades escolares | pt_BR |
dc.subject | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to investigate how the teacher of children with intellectual disabilities
serves to provide the learning content of the discipline of history. Still, seek to find
ways / methodological strategies to employ in teaching history for such children.
Therefore this study examined the development of inclusive education in relation to
which the poor intellectual and methodologies used by teachers in the teaching of
history. Based on legal and theoretical, shows the concept of disability; treats of
Inclusive Education, presenting your history and laws and documents that support
and regulate, as the Universal Declaration of Human Rights, Declaration of
Salamanca, and in part national Law of Guidelines and Bases of National Education
and the national Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive
Education. Using the theoretical framework of authors like Romeo and Maria Teresa
Sassaki, Mantoan, inclusion specialists. In order to reflect on the current proposal for
inclusion and methodological issues in the teaching of history presents a qualitative
questionnaire with closed and open questions for verification, research conducted at
the Center for Special Education Planaltina-DF. The analysis of the survey revealed
that despite the teachers use alternative methods such as videos, images and audios
students did not achieve meaningful learning . Thus the intervening actions were
increasing in teaching the act of playing using a puzzle , the storytelling as well as
training and strengthening the sense of belonging to society they live through a
conversation wheel. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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