Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14468
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaCarolinaLaureanoBrandao_tcc.pdf830,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldades no processo de ensino dos direitos humanos para alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA
Autor(es): Brandão, Ana Carolina Laureano
Orientador(es): Clímaco, Júlia Campos
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Direitos humanos
Dificuldades escolares
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: BRANDÃO, Ana Carolina Laureano. Dificuldades no processo de ensino dos direitos humanos para alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2015. 39 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta um levantamento de dificuldades ocorridas dentro do processo de ensino e aprendizagem no ato de lecionar para Educação de Jovens e Adultos. Em especial, o trabalho busca compreender as dificuldades de ensinar a temática dos Direitos Humanos quando o público alvo são alunos fora da idade regular de ensino. Esses alunos possuem vivencias e experiências de vida que jamais devem ser desconsideradas. O trabalho realiza entrevistas com sete professores de sociologia de escolas públicas do Distrito Federal, para entender as dificuldades e limites deste processo e sugere uma proposta de intervenção a ser realizada em uma escola pública localizada na Região Administrativa da Ceilândia. A proposta de intervenção apresenta procedimentos práticos que visam à execução de formas de lidar com as dificuldades e barreiras enfrentadas pelos professores. Jamais os Direitos Humanos deixarão de ser ensinados, lecionar sempre foi um ato de coragem e com obstáculos. A proposta de intervenção busca auxiliar esses professores da melhor forma para chegar a resultados consistentes. O publico alvo a ser atingido serão alunos do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos. O terceiro segmento tem duração de um ano e meio e é correspondente aos Ensino Médio regular, que tem duração de três anos. Pretende, a partir da execução desta proposta de intervenção, auxiliar os professores no processo de desconstruir preconceitos e sensos comuns enraizados nos alunos com experiências de vida e vivencias profundas. O respeito aos limites e realidades de cada aluno sempre deverá ser mantido, mas é necessário construir um cidadão críticos frente uma sociedade de mudanças.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons