Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14467
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EvelineKarieleTeixeiradeSouza_tcc.pdf527,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Enfrentamento à homofobia no ambiente escolar : um estudo de caso em Ceilândia/DF
Autor(es): Souza, Eveline Kariele Teixeira de
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Violência na escola
Discriminação na educação
Homofobia
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: SOUZA, Eveline Kariele Teixeira de. Enfrentamento à homofobia no ambiente escolar: um estudo de caso em Ceilândia/DF. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho discute sobre as formas de combate à homofobia realizada por educadores de uma escola particular em Ceilândia/DF. O estudo ocorreu devido ao crescente número de casos de violência relativos à diversidade de gênero e orientação sexual ocorridos na instituição e região em que se localiza a escola. A partir de uma pesquisa-intervenção constatou-se que as ações realizadas pelas educadoras auxiliaram no enfrentamento das práticas homofóbicas no cotidiano escolar. O estudo revelou a necessidade em oferecer cursos que orientem os docentes a trabalhar com a homofobia; a pouca participação nas discussões sobre o Projeto Político Pedagógico; o distanciamento da família e comunidade escolar nas ações de promoção à cidadania LGBT e a influência da religião nas posturas realizadas. Por fim, a investigação revelou a importância de discutir estratégias para a promoção da cidadania com foco no respeito à diversidade sexual e a conscientização dos Direitos Humanos voltados para uma educação inclusiva, capaz de promover a Cultura de Paz e o respeito ao outro em suas singularidades, repudiando quaisquer práticas excludentes de subjetivação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons