Título: | O Bullyng : a expressão da violência em uma turma de 6º ano de uma escola pública da cidade de Carinhanha |
Autor(es): | Santos, Etelvina Soares da Cunha dos |
Orientador(es): | Ramos, Patrícia C. Campos |
Assunto: | Ambiente de sala de aula Violência na escola Bullying |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 2-Set-2016 |
Referência: | SANTOS, Etelvina Soares da Cunha. O Bullyng: a expressão da violência em uma turma de 6ºano de uma escola pública da cidade de Carinhanha. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar propostas de intervenção sobre o bullying, e como expressão da violência em uma turma de 6º ano de uma escola pública. Para isso apresenta uma análise de como vivemos em um mundo onde é impossível fechar os olhos às diferenças, e desigualdades, e a escola, mais do que nunca, precisa estar preparada, porque o fenômeno bullying é global e crescente em toda a sociedade. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas, no sentido de eleger um referencial teórico que propiciasse uma visão qualificada sobre a temática. Ao fazer essa reflexão constata-se a complexidade dos fatos, estes atingem diretamente os valores culturais e morais da sociedade, podendo ser originários de problemas familiares e/ou sociais. Como solução, o caminho pode estar no diálogo e na prevenção em casa e na escola, com o apoio de profissionais habilitados.
Por fim as propostas direcionadas aos professores da escola e demais participantes devem, inicialmente, apresentar o conceito de bullying e suas transformações, o perfil das vítimas, agressores e espectadores, as causas dessa prática e as consequências da violência para quem sofre e pratica. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|