Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar | - |
dc.contributor.author | Johnson, Ana Cláudia Maciel | - |
dc.identifier.citation | JOHNSON, Ana Cláudia Maciel. A educação em direitos humanos no PROVITA, de acordo com a lei 9807/99. 2015. [65] f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo é resultado da análise dos aspectos da Educação em Direitos Humanos
no Sistema de Proteção Brasileiro, o qual é formado pelo Provita (Programa de
Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas) no Brasil, cuja execução é feita
através de parceria do Estado com entidades da sociedade civil, juntamente com
mais dois programas, os Defensores de Direitos Humanos e o PPCAAM (Programa
de Proteção a criança e ao adolescente ameaçado de morte). Em meio a tantas
violações, os programas de proteção tem o objetivo de soprepor o direito à vida, a
qualquer outro direito. O presente estudo se destina especificamente a análise dos
apectos da Educação em Direitos Humanos no Provita a partir da análise dos
aspectos da pedagogia da proteção. A interligação entre Direitos Humanos e o
Direito a Vida, leva a pensar na garantia da reinserção social do sujeito protegico
com segurança. Acresce com isso que se faz necessário compreender também
como lidar com a educação em direitos humanos em uma perspectiva do olhar
protetivo. A educação em direitos humanos procura trabalhar a formação de sujeitos,
educando pessoas para que lidem com diversas situações e se comprometam a
promover uma cultura de direitos. Em vista disso os ciclos de formação profissional
do Provita possibilitam uma forma de tentar efetivar o trabalho técnico com a
educação em direitos humanos dentro do programa de proteção, visando, sobretudo
difundir a cultura de direitos humanos entre os sujeitos protegidos. Aborda a
perspectiva pedagógica da intervenção, como possibilidade de contribuição não só
na reinserção social e proteção da integridade física das testemunhas, vítimas e
familiares, mas no incentivo a participação e cidadania ativa dos sujeitos protetivos.
Investigou as mudanças ocorridas no programa desde 1996, ano de surgimento do
programa e analisou o que consiste o Provita, a participação da sociedade civil
nesse programa e o papel dos técnicos que compõe as equipes interdisciplinares. O
método utilizado foi o dedutivo e o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica e
aplicação de questionário com o corpo técnico do programa
Conclui-se que diante das mudanças ocorridas nos diversos cenários do país, o
fazer técnico do programa passa por modificações para melhor atender seu público
alvo como forma de possibilitar que o processo de reinserção social das pessoas
aconteça. . Pois, nas respostas dos questionários aplicados, naturalmente percebese
que diante do contexto atual, mesmo diante de poucos estudos sobre a temática
protetiva, seja pelo sigilo, seja pela carência de publicações que contemplem os
direitos humanos em suas atuações no sistema protetivo, mas quando tratamos da
educação em direitos humanos é preciso que haja abordagens mais específicas e
um preparo maior dos educadores, que no caso são os técnicos do programa, para
a construção da relação protetiva que permita a transposição de um sujeito
despontecializado para um sujeito potencializado de seus direitos e deveres
enquanto cidadão. Nesse sentido tendo como problema de pesquisa investigar como
a Pedagogia da Proteção contempla os direitos humanos e a educação em direitos
humanos nas praticas e procedimentos do Provita, o presente estudo trabalha os
encaminhamentos dessa relação no período protetivo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A educação em direitos humanos no PROVITA, de acordo com a Lei 9807/99 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T17:14:25Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T17:14:25Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14456 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Assistência social | pt_BR |
dc.subject | Programa de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas (PROVITA) | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da proteção | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study is the result of the analysis of the education aspects of human rights in the
Brazilian Protection System, which is formed by Provita (Victim Assistance Program
and the Endangered Witnesses) in Brazil, whose execution is done through the state
partnership with entities civil society, along with two programs, human rights
defenders and PPCAAM (Protection Program to children and adolescents threatened
of death). Amidst all these violations, protection programs aims to soprepor the right
to life, the other rights. This study is specifically aimed at analyzing the apectos
Human Rights Education in Provita from the analysis of the aspects of pedagogy of
protection. The link between Human Rights and the Right to Life, makes you think in
ensuring social reintegration of the subject protegico safely. In addition to what is
necessary to understand also how to deal with human rights education in a
perspective of looking protective. The human rights education seeks to work the
formation of subjects, educating people to deal with various situations and commit
themselves to promote a culture of rights. In view of this vocational training cycles
Provita enable a way of trying to carry out the technical work with human rights
education within the protection program, aimed mainly spread the culture of human
rights among the protected subject. Addresses the pedagogical perspective of
intervention, as a possible contribution not only in the social reintegration and
protection of the physical integrity of witnesses, victims and family members, but in
encouraging the participation and active citizenship protective subject. Investigated
the changes in the program since 1996, the emergence of program year and
analyzed what is the Provita, the participation of civil society in this program and the
role of the technicians who make up the interdisciplinary teams. The method used
was deductive and the technical procedure of literature and a questionnaire to the
staff of the program
We conclude that in the face of changes in the various scenarios of the country,
making technical program undergoes changes to better serve its target audience as
a way to enable the process of social reintegration of people happen. . For the
responses of the questionnaires, of course it can be seen that given the current
context, despite the few studies on the protective theme, either by secrecy, either by
lack of publications that include human rights in their performances in the protective
system, but when we deal with human rights education there needs to be more
specific approaches and better preparation of teachers, which in the case are the
program's technical, for the construction of protective interface that enables the
implementation of a subject despontecializado for a guy boosted their rights and
duties as citizens. In this sense having as research problem to investigate the
Protection of Pedagogy includes human rights and human rights education in
Provita's practices and procedures, this study works referrals that relationship in the
protective period. | pt_BR |
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