Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14452
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VanessaAlvesdeAndradedeSouza_tcc.pdf4,17 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Larissa Medeiros Marinho dos-
dc.contributor.authorSouza, Vanessa Alves de Andrade de-
dc.identifier.citationSOUZA, Vanessa Alves de Andrade de. Práticas racistas no ambiente escolar: desconstruindo preconceitos e discriminações através do reconhecimento das diferenças. 2015. 89 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente projeto de intervenção foi elaborado tendo como questão norteadora, as práticas racistas que acontecem no ambiente escolar. O ponto de partida que instigou o desenvolvimento da ação pedagógica descrita nesse projeto, foi um grupo de crianças que se tornou alvo de discriminação e preconceito racial em uma escola pública de Brasiléia – Acre em 2013, após um fenômeno até então inédito para os moradores da cidade: a permanência por tempo indeterminado de grande número de imigrantes haitianos no município após sua entrada no país. Com base neste cenário, foi elaborado material didático utilizando a proposta de alfabetização e letramento. O projeto foi desenvolvido em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na mesma escola onde se evidenciou as práticas racistas relatadas. Toda intervenção foi norteada por trabalhos de autores e especialistas em educação que abordam a temática em questão, pois o objetivo principal desse projeto foi pensar possibilidades pedagógicas para desconstruir o preconceito e a discriminação racial através do reconhecimento das diferenças. Por isso, em sua essência, esse trabalho possuiu a intenção de propor a inserção do tema abordado no contexto habitual dos alunos através de um trabalho de longo prazo e de forma preventiva, para além de ações pontuais com dia e hora para início e fim.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas racistas no ambiente escolar : desconstruindo preconceitos e discriminações através do reconhecimento das diferençaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-01T14:50:22Z-
dc.date.available2016-09-01T14:50:22Z-
dc.date.submitted2015-11-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14452-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectPreconceitos e antipatiaspt_BR
dc.subjectDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons