Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Falcomer, Viviane Aparecida da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniele Kaiane Santos da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniele Kaiane Santos da. O desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais por meio do ensino por investigação em uma unidade didática sobre densidade. 2015. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância de um processo de ensino-aprendizagem que vise a formação integral do cidadão é plenamente discutida e reconhecida na literatura. Para Pozo e Crespo (2009) essa aprendizagem integral se dá por meio da tipologia da palavra conteúdo: os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais. Os PCN (1998) também reconhecem a necessidade de se trabalhar todos os tipos de conteúdo. A metodologia do ensino por investigação também tem sido intensamente discutida na literatura. Com o intuito de unir essas duas frentes de pensamento, uma unidade didática, composta por 10 aulas, foi desenvolvida para a construção do conhecimento científico de densidade por meio do ensino investigativo. A unidade foi aplicada à 11 alunos do ensino médio durante a execução de um projeto de iniciação científica júnior desenvolvido por professores pesquisadores da Universidade de Brasília. Desse modo, essa pesquisa qualitativa visou analisar os cadernos, vídeos, fotos e relatórios de atividades dos alunos que participaram da unidade, a fim de identificar se foi possível desenvolver conteúdos procedimentais e atitudinais a partir do ensino por investigação. Foi permitido analisar esses conteúdos mais palpavelmente partindo da interpretação de Pozo e Crespo das tipologias do conteúdo, identificando que conteúdos atitudinais e procedimentais foram desenvolvidos nos estudantes durante o projeto. Consideramos que a pesquisa poderá ajudar o professor a organizar atividades que visem a identificações de tais conteúdos e considerá-los nas avaliações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais por meio do ensino por investigação em uma unidade didática sobre densidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T14:05:30Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T14:05:30Z | - |
dc.date.submitted | 2015-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14451 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The importance of the process of teaching and learning aimed at the integral formation of citizens is fully discussed and recognized in the literature. Pozo and Crespo (2009) this integral learning is through the type of word content: attitudinal, procedural and conceptual content. The PCN (1998) also recognize the need to work with all types of content. The methodology of teaching by research has also been extensively discussed in the literature. In order to join the two fronts of thought, a teaching unit, consisting of 10 classes, it was developed for the construction of scientific knowledge density through investigative learning. The unit was applied to 11 high school students during the execution of a junior research project developed by research professors at the University of Brasilia. Thus, this qualitative study aimed to analyze the books, videos, photos and activity reports of the students who participated in the drive in order to identify whether it was possible to develop procedural and attitudinal contents from teaching for research. It was permitted to consider these more palpably content starting from the interpretation of Pozo Crespo and the content types, identifying that attitudinal and procedural contents were developed in students during the project. We believe that the research could help teachers to organize activities aimed at the identification of such content and consider them in the ratings. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|