Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14445
Título: | Pensando os direitos humanos a partir das diferenças e do preconceito no ambiente escolar |
Autor(es): | Angelis, Cláudia Tavares Ribeiro de |
Orientador(es): | Ramos, Patrícia C. Campos |
Assunto: | Ambiente de sala de aula Preconceitos e antipatias Diversidade na escola |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 1-Set-2016 |
Referência: | ANGELIS, Cláudia Tavares Ribeiro de. Pensando os direitos humanos a partir das diferenças e do preconceito no ambiente escolar. 2015. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A pesquisa teve como objeto de estudo o preconceito e a reflexão sobre os
direitos humanos a partir das diferenças no contexto escolar. A investigação
justificou-se pela necessidade de se analisar a questão, de forma a verificar como
ocorre o preconceito nesse ambiente e contribuir com o aprofundamento dos
conhecimentos disponíveis sobre o tema. Investigou-se de que forma o fenômeno
do preconceito é vivenciado por uma turma de 6º ano do ensino fundamental de
uma escola pública de Goiânia. Foi verificado que praticamente todas as crianças
participantes já sofreram algum tipo de ação de rejeição de diferenças e de
preconceito dentro da escola, bem como o conhecimento de colegas que também
sofreram com esse tipo de atitudes por parte de outros alunos. Contudo, a
pesquisa deparou-se com pressupostos teóricos que apontam para a possibilidade
de superação desse quadro, pelo envolvimento com práticas pedagógicas
inovadoras e problematizadoras, para as quais a literatura evidencia a experiência
inovadora de trabalho centrado em projetos, a partir da pedagogia crítica
intercultural. Ressaltou-se, ainda, a constatação de que os alunos têm consciência
da questão do preconceito, bem como sugeriram medidas para que fosse
solucionada essa questão dentro do ambiente escolar. Contudo, os resultados
apontam para a realidade de que há um longo caminho a ser percorrido, para que
haja uma reflexão e ação em prol de uma educação que busque a valorização da
diferença e da superação do preconceito dentro da escola. Assim, defende-se que
é de suma importância o cultivo de uma cultura em direitos humanos no contexto
da diversidade cultural, envolvendo em seu processo os alunos e demais sujeitosatores
da comunidade escolar. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons