Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14441
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClaraAlencarCastro_tcc.pdf392,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação social como um caminho para a inclusão e o empoderamento de idosos no Centro de Convivência do Riacho Fundo I
Autor(es): Castro, Clara Alencar
Orientador(es): Barroso, Eloísa Pereira
Assunto: Empoderamento
Direitos humanos
Idosos
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: CASTRO, Clara Alencar. A educação social como um caminho para a inclusão e o empoderamento de idosos no Centro de Convivência do Riacho Fundo I. 2015. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com o avanço da idade, alguns idosos se encontram em situação de vulnerabilidade social, que se agrava quando há situação de isolamento. Esta realidade pode ser ocasionada, por exemplo, pela exclusão destes dos meios de produção, redução da renda e dependência de cuidados que os torna mais frágeis. Assim, esta monografia, baseando-se em Pesquisa de Campo, com foco nos aspectos qualitativos, tem como objetivo verificar se o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado pelo Estado, mais especificamente pelo Centro de Convivência do Riacho Fundo I, região administrativa do Distrito Federal, é capaz de contribuir para o empoderamento dos idosos atendidos na Unidade, preocupando-se com a garantia de seus direitos humanos e usando como ferramenta de trabalho a Educação Social. Os sujeitos da pesquisa, realizada por meio de entrevista semi estruturada, são os próprios idosos atendidos e seus educadores sociais. A partir dos dados obtidos, foi possível concluir que o Centro de Convivência contribui para a melhoria de vida de seus usuários, ajudando-os no processo de empoderamento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons