Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14437
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndreiaSantosBenvindoRadica_tcc.pdf474,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação em e para os direitos humanos no ensino fundamental : a construção de uma proposta mediada pelo orientador educacional
Autor(es): Radica, Andréia Santos Benvindo
Orientador(es): Silva, Alexandre de Carvalho Rodrigues da
Assunto: Orientação educacional
Direitos humanos
Valores sociais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 31-Ago-2016
Referência: RADICA, Andréia Santos Benvindo. Educação em e para os direitos humanos no ensino fundamental: a construção de uma proposta mediada pelo orientador educacional. 2015. 28 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A educação é um processo que acontece desde o nascer até o final da vida. O ser humano aprende nas mais variadas situações cotidianas, e esse aprendizado acontece por meio da observação, da troca com o outro. O homem constitui sua personalidade e apreende a cultura do mundo que o cerca pela socialização, pela vivência em determinado espaço e tempo histórico. Contudo, é na escola que ela acontece de forma sistemática, com objetivos e métodos planejados buscando a formação de cidadãos conscientes e atuantes com vistas ao bem comum, ou seja, ocupados com os princípios democráticos e construção de uma sociedade mais justa. Vivemos a era da complexidade, na qual a individualidade, a competição acirrada, as desigualdades sociais, a intolerância, o não respeito às diversidades, e outros inúmeros indicadores são constantes na sociedade. Dessa forma, o presente estudo pretende conhecer como os Direitos Humanos podem ajudar na formação de valores mais solidários e humanos e consequentemente na construção de uma sociedade mais justa. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa na Escola Professor Francisco Alan, analisou-se os documentos e entrevistas feitas com professores do ensino fundamental. A pesquisa intervenção, tem como objetivo o estudo e análise da realidade, bem como a busca de caminhos para uma educação de qualidade. Assim, o estudo sugere a construção de uma proposta mediada pelo Orientador Educacional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons