Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Maria Salete Kern | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Andreia Pereira de Souza | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Andreia Pereira de Souza. A educação em e para os direitos humanos na perspectiva da cidadania: estudo de caso de uma Escola Classe da rede pública de ensino do DF. 2015. 49 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho abordou “A Educação em e para os Direitos Humanos na Perspectiva da Cidadania: Estudo de Caso de uma Escola Classe da Rede Pública de Ensino do DF”. O objetivo do mesmo foi o de investigar como a escola se organizou para contemplar em seu planejamento pedagógico as ações que viabilizem a Educação em e para Direitos Humanos por meio do Eixo Transversal Cidadania do Currículo em Movimento da Educação Básica do DF. Os dados foram construídos a partir de uma entrevista com um roteiro único de perguntas, para equipe gestora e pedagógica da escola e, foram submetidas a um procedimento de análise temática descritiva e interpretativa. Os resultados indicaram que a equipe gestora e pedagógica, no que se refere ao atual Currículo do DF, não se apropriaram efetivamente da fundamentação dos eixos transversais que constituem o documento, justificando que o mesmo foi adotado recentemente, como proposta de orientação curricular e de organização pedagógica da escola. Conclui-se que há a necessidade de maiores esclarecimentos e aprofundamento do Currículo por parte da escola para que as ações sejam mais efetivas no que se refere a Educação em e para os Direitos Humanos e para a Cidadania. Destacou-se importância de realizar uma formação referente aos pressupostos teóricos que embasam o documento a ser oferecidos aos profissionais de educação e demais segmentos da comunidade escolar para esclarecer e ressignificar o modelo de educação visando a formação integral para os estudantes na perspectiva da Cidadania com uma postura educativa reflexiva, crítica de sua atuação na sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A educação em e para os direitos humanos na perspectiva da cidadania : estudo de caso de uma Escola Classe da rede pública de ensino do DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T14:27:15Z | - |
dc.date.available | 2016-08-31T14:27:15Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14435 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|