Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14428
Título: | O papel da escola no combate à discriminação de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Samambaia-DF |
Autor(es): | Lira, Ana Paula Gomes de Abreu |
Orientador(es): | Silva, Alexandre de Carvalho Rodrigues da |
Assunto: | Ambiente de sala de aula Discriminação na educação Gênero - desigualdade |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 31-Ago-2016 |
Referência: | LIRA, Ana Paula Gomes de Abreu. O papel da escola no combate à discriminação de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Samambaia-DF. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho monográfico analisa o papel da escola no combate à discriminação de gênero nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo qualitativo numa escola pública de Samambaia- DF, utilizando como instrumentos de coleta de dados uma observação das interações dos alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, além de uma oficina e debate com os alunos da turma. Desse modo, a pesquisa aborda a importância do ambiente escolar na educação de meninos e meninas para igualdade de direitos e oportunidades e faz uma reflexão sobre o papel da escola no combate à discriminação de gênero. Os resultados revelaram que o ambiente escolar pode ser determinante para que as interações entre meninos e meninas continuem sendo uma relação hierárquica e discriminatória. Portanto, levar esta temática para dentro da escola é essencialmente importante, pois é neste ambiente que as crianças são inseridas ativamente na vida social, é neste ambiente que se iniciam as lutas democráticas. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons