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dc.contributor.advisorBotelho, Ducineli Régis-
dc.contributor.authorDias, Thaís Alves-
dc.identifier.citationDIAS, Thaís Alves. Deficiência visual: uma analise didática–pedagógica da percepção dos docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2016. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA universidade possui um papel fundamental na vida profissional e pessoal do cidadão, dessa maneira esta tem que se adaptar para atender a toda diversidade de alunos, principalmente para aqueles universitários que possuem deficiência. O professor faz parte desse processo de inclusão, por ser responsável pela transmissão de conheci-mento, assim desenvolvendo o saber do discente. Dessa maneira, este estudo procurou analisar a percepção que o corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, possui a respeito da inclusão de um aluno com deficiência visual na graduação. Para isso foi necessário consulta a bibliografias como artigos científicos, normas que tratassem de inclusão. Assim, desenvolveu se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A amostra utilizada foi o corpo docente do curso no primeiro semestre do ano de 2016, por meio de aplicação de um questionário de maneira impressa. Do total de professores, 74% participaram do estudo, 6% se abstiveram e 20% não entregaram o questionário a tempo da realização das análises. Dentre os resultados encon-trados, 65% dos docentes não têm experiência com alunos com deficiência visual, e apenas 35% já tiveram. Dos respondentes que declararam a experiência de docência para estudantes cegos, todos afirmaram que não possuem conhecimentos suficientes para lecionar em uma sala de inclusão, em que se observam alunos com e sem defici-ência visual.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDeficiência visual : uma analise didática–pedagógica da percepção dos docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T11:43:06Z-
dc.date.available2016-08-31T11:43:06Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14425-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDeficientes visuais - educaçãopt_BR
dc.description.abstract1The University has a fundamental role in personal and professional citizen’s life, in this way it have to adapt for attend all the diversity of students, above all the academics that have any disability. The professor is part of this inclusion’s process, he is responsible for the knowledge transmition, thus developing the learning of the student. So, this study analyzed the perception of the teaching body of graduation in Accounting Science from University of Brasilia has about the inclusion of a student with visual impairment in graduation. For this, was necessary consulting bibliographies like scientific articles, norms that comes to inclusion. Thus, we developed a qualitative research of exploratory character. The sample used was the teaching body of course in the first semester in 2016, through application of a questionnaire printed way. From Professor’s total, 74% participated in study, 6% ab-stained and 20% didn’t deliver the questions in the time to analyze.In the results that was found, 65% from the professors didn’t have any experience with student who have visual impairment, and just 35% already had. From the respondents who declared the experience with blind students, all allege that don’t have knowledge enough to teach in inclusion room, in wich have students with and without visual impairment.pt_BR
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