Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaElisaAlvesdeSantanaeSilva_tcc.pdf2,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educomunicação na formação para a diversidade étnico-racial em ambiente escolar
Autor(es): Silva, Ana Elisa Alves de Santana e
Orientador(es): Santos, Larissa Medeiros Marinho dos
Assunto: Diversidade na escola
Racismo
Educomunicação
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 31-Ago-2016
Referência: SILVA, Ana Elisa Alves de Santana e. Educomunicação na formação para a diversidade étnico-racial em ambiente escolar. 2015. 44 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia relata a experiência e os resultados obtidos a partir do uso da Educomunicação na formação para a diversidade étnico-racial no Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião, cidade próxima a Brasília, no Brasil. Foram realizadas duas oficinas, a primeira com professores e a segunda com estudantes da instituição de ensino, e a partir delas obteve-se quatro produtos radiofônicos produzidos por alunos e uma mini-cartilha direcionada a professores. O trabalho foi inspirado no pensamento de educomunicadores como Mario Kaplun e Ismar de Oliveira Soares, que consideram os meios de comunicação podem ser usados como fomentadores de um processo educativo transformador. Ao final, confirmou-se que os jovens podem superar expectativas quando deixados a vontade para criar e se expressar; e que ainda há muitos espaços a serem ocupados nas escolas, não só pela comunicação, mas por campos como a saúde, o direto ou o meio ambiente.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons