Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14420
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoseBatistaPereiradosSantos_tcc.pdf898,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Demonstração do valor adicionado : lucros retidos pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Santos, José Batista Pereira dos
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Empresas - lucratividade
Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Governança corporativa
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: SANTOS, José Batista Pereira dos. Demonstração do valor adicionado: lucros retidos pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2016. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A função primordial da contabilidade é levar informação aos seus usuários, para isso faz uso de instrumentos como a Demonstração do Valor Adicionado, que dentre outras ferramentas utilizada pela ciência contábil, destaca-se por permitir que as empresas possam verificar sua produtividade em termos de geração de riqueza e a devida distribuição. Portanto, o objetivo deste estudo é identificar a participação dos lucros retidos na distribuição da riqueza gerada pelas empresas listadas nos níveis 1, 2 e novo mercado de governança corporativa da BM&FBOVESPA, nos anos de 2013 a 2015. Para tanto, foram coletados dados das Demonstrações do Valor Adicionado de 179 empresas, realizado o cálculo do indicador de retenção de riqueza de cada uma delas e feito o comparativo da média por nível de governança e por setor de atuação. Os resultados mostram que a maioria das empresas, em linhas gerais, nos três níveis de governança corporativa, destruiu riqueza ao longo dos anos analisados e que o setor de Petróleo, Gás e Combustíveis, na média conjunta dos três níveis de governança, é o setor que mais opera com prejuízos. Os resultados deste estudo servem para que os futuros investidores possam analisar melhor qual empresa receberá seus recursos financeiros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons